Um diferencial competitivo é uma característica única ou conjunto de vantagens que uma empresa possui e que a diferencia de seus concorrentes no mercado, ela pode ser baseada em diversos aspectos, mas é fundamental para que a sua empresa se destaque e consiga relevância.
De acordo com o advogado empresarial e Sócio Diretor da Nelson Wilians Advogados, Sérgio Vieira, ter um diferencial competitivo é o que mantém uma empresa de pé.
“Durante a minha experiência profissional pude ter contato com diversos tipos de empresas e algo que sempre percebi em comum entre elas foi, sem dúvidas, a presença de um diferencial competitivo, sem ele você não consegue se estabilizar, nem manter clientes”.
4 dicas para desenvolver um diferencial competitivo na sua empresa
01 – Entenda o seu cliente
“Exercitar a empatia, se colocar no lugar do outro e perceber o que ele realmente precisa, você consegue direcionar melhor seus esforços para sanar necessidades, o que ajuda a sempre manter uma sólida relação entre a empresa e os clientes”.
02 – Investir em profissionais
“Um erro comum é pensar que o melhor investimento é o feito em objetos físicos, quando, na verdade, é possível obter melhores resultados investindo em profissionais, sejam atendentes, advogados, diretores, etc., ter consigo um grupo de profissionais qualificados é essencial”, afirma Sérgio Vieira.
03 – Ter estabilidade
“Quando se fala em estabilidade logo se pensa em finanças, mas uma empresa estável é, por exemplo, uma empresa que tem um contrato de sócios bem estabelecido, tem suas documentações, impostos e folha de pagamentos em dia, atrair mais investimentos e mais clientes”.
04 – Assessoria jurídica
“Esse tópico está diretamente ligado ao anterior, além de contribuir para gerar uma melhor estabilidade e segurança à empresa, ter uma assessoria jurídica ajuda a empresa a ter mais credibilidade e se destacar em meio a outras que não possuam esse apoio jurídico, que cada vez tem se tornado mais essencial”, ressalta Sérgio Vieira.