Bogotá, Colômbia – Milhares de cidadãos tomaram as ruas de Bogotá, Cali, Medellín, Bucaramanga, Pereira e Riohacha nesta quarta-feira (14), em uma demonstração pública de rejeição aos primeiros passos da administração do presidente Abelardo de la Espriella, que completa apenas dois meses no cargo.
A mobilização reuniu uma ampla coalizão de forças sociais, integrando sindicatos, coletivos de estudantes, centrais trabalhistas e o Conselho Regional Indígena do Cauca (CRIC). A presença do ex-presidente Gustavo Petro, acompanhado por outras lideranças do campo progressista, era aguardada na manifestação realizada na capital colombiana.
O estopim para a onda de descontentamento foi a assinatura do Decreto 1525 por parte de De la Espriella. A norma regulamenta a atuação das forças de segurança durante atos públicos e concede autorização para a dispersão de aglomerações em casos de distúrbios graves. A reação institucional incluiu o deslocamento de um forte contingente de policiais fardados para os centros urbanos, movimento interpretado pelos críticos como uma medida preventiva para cercear o direito de livre expressão.
As ruas ecoaram críticas a um conjunto mais amplo de diretrizes governamentais. Os manifestantes apontaram o encarecimento do custo de vida, a escalada da violência, o desmonte de programas sociais e a ameaça de criminalização dos atos públicos como motivos centrais para a paralisação. A Casa de Nariño havia difundido alegações para tentar deslegitimar as reivindicações, o que levou os organizadores a enfatizarem o perfil pacífico da marcha.
Setores específicos trouxeram pautas próprias para o debate público. A Federação Colombiana de Educadores, Fecode, mobilizou-se em defesa da saúde da categoria, da preservação do ensino público e da recuperação de escolas danificadas por desastres naturais, a exemplo do terremoto e das réplicas sentidas no Vale do Cauca, além de rechaçar a estigmatização direcionada ao sindicalismo docente.
Por sua vez, populações camponesas e comunidades originárias manifestaram oposição a megaprojetos e diretrizes econômicas avaliadas como perigosas para a preservação de seus territórios ancestrais. O CRIC pontuou que a atual gestão atua para enfraquecer a autonomia dessas instâncias.
Trabalhadores de diferentes ramos produtivos também engrossaram os atos ao denunciarem políticas que, no entendimento dos organizadores, corroem direitos históricos. A jornada marcou o primeiro choque de grandes proporções entre os movimentos populares e o Palácio de Nariño.







