Vitória (ES) – As atletas capixabas da ginástica rítmica retornaram com grandes conquistas após disputarem o Campeonato Sul-Americano e o Campeonato Brasileiro Juvenil, encerrados neste domingo (14). Entre vice-campeonatos, títulos individuais e medalhas em aparelhos, o Espírito Santo mais uma vez marcou presença no pódio.
No Sul-Americano, realizado no Brasil, Ana Luisa Neiva e Emanuelle Felberk, ambas da categoria elite, garantiram o vice-campeonato por equipe, em um torneio marcado pela alta competitividade, que contou com ginastas de seleções que estiveram recentemente no Mundial do Rio de Janeiro.
No individual, Ana Luisa foi destaque ao avançar para todas as finais dos aparelhos. Ela conquistou a prata na bola e o bronze na fita, além de encerrar a competição em quarto lugar no geral. “Foi uma disputa bem acirrada, porque tinham meninas que competiram no Mundial. Fiquei muito feliz com os meus resultados”, celebrou a atleta.
Ainda no torneio continental, Lays Jorge, da categoria 13 anos, brilhou ao subir três vezes ao pódio: foi campeã no arco, na fita e no geral.
Já no Campeonato Brasileiro Juvenil, realizado em Natal (RN), o protagonismo capixaba continuou. Gisely Benevenutu, beneficiada pelo programa Voe Atleta, conquistou o título brasileiro no arco e ficou com o terceiro lugar no individual geral. A ginasta Agatha Cuel também se destacou, faturando a prata no arco. Ambas integram o projeto Campeões de Futuro, da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), e atualmente competem pelo Instituto Capixaba Esportivo (Incesp).
O programa Voe Atleta, do Governo do Estado, custeia passagens aéreas para atletas e paratletas capixabas de alto rendimento que participam de competições nacionais e internacionais, ampliando as oportunidades de destaque do esporte capixaba no cenário esportivo.