Vitória (ES) – O Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) anunciou, nesta segunda-feira (04), a abertura oficial do Plano Safra 2025/2026, com uma linha de R$ 1 bilhão disponível para crédito rural no Espírito Santo. O objetivo é fortalecer atividades agrícolas e pecuárias consolidadas, além de incentivar novas culturas, criações e tecnologias sustentáveis no campo.
O anúncio foi feito durante o evento de lançamento do Plano de Crédito Rural para o Espírito Santo, no Palácio Anchieta, em Vitória, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria da Agricultura (Seag). A cerimônia reuniu autoridades do Executivo estadual, produtores, cooperativas e representantes do setor agropecuário.
As linhas de crédito oferecidas abrangem desde o custeio da produção até investimentos em infraestrutura, aquisição de máquinas, insumos, irrigação e energia renovável, entre outros itens fundamentais para a competitividade no campo.
O diretor de Negócios do Banestes, Carlos Artur Hauschild, ressaltou que o banco superou os R$ 700 milhões em concessões na safra anterior e que o novo ciclo terá foco ampliado nos pequenos produtores. “Cerca de 30% do valor total será destinado à agricultura familiar, com crédito para custeio, lavouras de café e pimenta, aquisição de ativos e reformas”, destacou.
Para ter acesso ao financiamento, o produtor deve comprovar a posse da propriedade (por meio de escritura, contrato de arrendamento ou assentamento), estar com a situação tributária em dia e apresentar regularidade ambiental, como o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Projetos de investimento também devem ser acompanhados por técnico responsável.
De acordo com o gerente de Crédito Rural do Banestes, Fernando Aloquio, os produtores que demonstrarem práticas sustentáveis ou regularidade ambiental poderão obter descontos na taxa contratada. Ele lembrou ainda que o Banestes está presente em todos os 78 municípios do Estado e conta com parceiros técnicos e o apoio do Incaper para a elaboração dos projetos.
Os recursos do Plano Safra ficarão disponíveis até 30 de junho de 2026, e os interessados devem procurar uma agência Banestes da sua região. Informações sobre a rede de atendimento estão disponíveis no site oficial: wwws.banestes.com.br/netib/AgenciasBanestes.