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51% dos pedidos de delivery são da geração Z; Como fidelizar este público para seu negócio.

Apesar do crescimento significativo do mercado de delivery no Brasil, a fidelização da Geração Z ainda enfrenta desafios

Redação I Via Jornal O Econômico Por Redação I Via Jornal O Econômico
Terça-feira, 27 de Agosto de 2024
Em Business
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51% dos pedidos de delivery são da geração Z; Como fidelizar este público para seu negócio.

© Divulgação

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O mercado de delivery no Brasil está em plena ascensão, impulsionado, em grande parte, pela Geração Z. De acordo com um levantamento da Ticket, marca de Benefícios e Engajamento da Edenred Brasil, 51% dos pedidos de delivery são feitos por jovens, com idades entre 15 e 28 anos. O estudo aponta que, entre os demais consumidores, apenas 40% têm esse mesmo hábito, e que 11% fazem de um a dois pedidos por semana.

Outra pesquisa realizada pela Ticket revela as preferências dos consumidores em relação aos diferentes tipos de culinária oferecidos pelo serviço de delivery. Segundo o estudo, o “fast food” lidera como a categoria mais pedida, refletindo a busca por praticidade e rapidez. Em seguida, aparecem “comida brasileira”, “lanchonete”, “pizzaria” e “carnes”, mostrando uma diversidade de gostos e a popularidade de opções tradicionais e confortáveis.

A marca também investigou os gastos médios com delivery, utilizando dados das transações com o Ticket Restaurante, bem como dos saldos de Restaurante do Ticket Flex e Ticket Super Flex. Entre janeiro e maio de 2024, constatou-se que o maior desembolso foi para refeições de comida japonesa, com um gasto médio de R$ 84,80. Por outro lado, os pedidos de pratos mineiros apresentaram o menor gasto médio, ficando em R$ 49,59 por refeição.

Em outra pesquisa publicada pela empresa de vale-refeição Ticket, revela-se que, apesar do valor médio dos pedidos de comida por delivery ser 12,5% mais caro do que comer presencialmente em restaurantes, com um gasto médio de R$ 66,21 em comparação a R$ 58,86 nos estabelecimentos físicos, a modalidade ainda é a preferida entre a nova geração. 

Nascidos entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2010, os integrantes da Geração Z cresceram em um mundo digitalizado. Eles estão acostumados a ter informações e serviços na ponta dos dedos e valorizam a conveniência, a rapidez e a personalização. Além disso, estão mais conscientes em relação às questões sociais e ambientais, buscando empresas que compartilhem seus valores. Mas como os empresários podem fidelizar este público tão conectado e exigente?

Como conquistar o público que mais consome delivery?

  • Tecnologia de Ponta:

 Invista em tecnologias avançadas para garantir uma experiência de delivery eficiente e moderna. Sistemas de rastreamento e automação podem melhorar a precisão e a velocidade das entregas.

  • Experiência Mobile: 

Certifique-se de que seu aplicativo ou site de delivery seja intuitivo e fácil de usar. A Geração Z prefere fazer pedidos através de dispositivos móveis, por isso, uma plataforma responsiva é essencial.

  • Pagamentos Digitais:

 Ofereça diversas opções de pagamento, incluindo carteiras digitais e Pix, para facilitar a transação. A flexibilidade nas formas de pagamento é valorizada pelos consumidores modernos.

  • Recomendações Baseadas em IA: 

Utilize algoritmos de inteligência artificial para sugerir pratos com base nas preferências e históricos de pedidos dos usuários. Isso faz com que o cliente se sinta compreendido e valorizado.

  • Use as Dark Kitchens: 

Se o objetivo é oferecer uma experiência atrativa, saborosa e boa, o uso das Dark Kitchens permite aumentar o alcance do estabelecimento. Este modelo de cozinhas para delivery focadas apenas nas entregas faz com que clientes de regiões mais distantes possam ter uma boa experiência sem precisar ir a estabelecimentos presencialmente.

  • Promoções e Descontos Personalizados: 

Ofereça cupons e promoções que reflitam os gostos individuais de cada cliente. A personalização é uma forma eficaz de demonstrar atenção e cuidado.

  • Embalagens Sustentáveis: 

Adote embalagens ecológicas e recicláveis. A Geração Z está preocupada com o meio ambiente e tende a apoiar empresas que demonstram responsabilidade ambiental. Para fidelizar por meio de entregas delivery, incorporar práticas sustentáveis em suas operações pode não apenas atrair, mas também conquistar esse público cada vez mais consciente.

  • Presença Ativa nas Redes Sociais:

Mantenha-se ativo nas redes sociais mais populares entre a Geração Z, como Instagram, TikTok e Twitter. Compartilhe conteúdos relevantes, interaja com os seguidores e responda rapidamente às suas dúvidas e comentários. Incentive os clientes a compartilharem suas experiências com seu serviço de delivery, repostando suas fotos e vídeos para criar uma comunidade em torno da sua marca.

A crescente popularidade dos serviços de entrega, especialmente entre os jovens da Geração Z, representa uma oportunidade de negócio lucrativa para empresários que conseguem adaptar suas estratégias às necessidades e expectativas deste público. 

Investir em tecnologia, personalização e sustentabilidade são passos cruciais para fidelizar clientes e garantir a relevância no dinâmico setor de entregas. Empresas que se adaptarem a essas demandas terão uma vantagem competitiva significativa e poderão desfrutar de um crescimento contínuo no mercado.

Tags: comocorreio espírito santoDeliveryentregasesteexperiênciafidelizargeraçãomaisMédionbspPedidospelapúblicoSUASticket
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Redação I Via Jornal O Econômico

Redação I Via Jornal O Econômico

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