Venda Nova do Imigrante (ES) – Terceiro maior produtor de café arábica do Brasil, o Espírito Santo deu início, nesta quinta-feira (22), à colheita da safra 2025. A abertura oficial ocorreu em Venda Nova do Imigrante, com a presença de produtores, técnicos, pesquisadores e autoridades, incluindo o vice-governador Ricardo Ferraço.
O evento, promovido pela Seag, Incaper e Prefeitura Municipal, aconteceu na propriedade do agricultor Florindo Avanci. Ferraço destacou o bom momento do setor, com preços favoráveis e impacto positivo na qualidade de vida dos produtores. Já o secretário de Agricultura, Enio Bergoli, reforçou o papel da cafeicultura no desenvolvimento rural capixaba.
Segundo a Conab, a produção deve alcançar 3,3 milhões de sacas de 60 kg, com produtividade média de 27,1 sacas por hectare, em uma área cultivada de 121,6 mil hectares. O diretor do Incaper, Alessandro Broedel, anunciou a validação de novas cultivares mais produtivas, resultado de seis anos de pesquisa.
A programação incluiu ainda palestra sobre cafeicultura irrigada e terminou com uma colheita simbólica, oficializando o início das atividades nas mais de 26 mil propriedades produtoras de arábica no estado.