Brasília (DF) – O Grupo Parlamentar de Relacionamento com o Brics realizará, nesta quarta-feira (24), sua primeira reunião de 2025, no Senado. O encontro, marcado para as 14h30, terá como pauta central o impacto das tarifas de importação impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros desde agosto deste ano.
Foram convidados o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e o ministro dos Transportes, Renan Filho.
Tarifaço de Trump
A sobretaxa de 50% sobre produtos como café, frutas e carnes é vista como parte da política protecionista do governo do presidente Donald Trump. A medida tem gerado preocupações sobre a competitividade do agronegócio e da indústria nacional no mercado internacional.
Outros temas em debate
Além do chamado “tarifaço”, os parlamentares devem discutir o Projeto da Hidrovia do Arco Norte, que busca ampliar a infraestrutura logística de escoamento da produção pelo Norte do país, e também o mercado de crédito de carbono, considerado estratégico para o Brasil no cenário global de transição energética e sustentabilidade.
Grupo Parlamentar
Criado para acompanhar legislações e políticas relacionadas ao bloco, o Grupo Parlamentar de Relacionamento com o Brics também tem a missão de promover intercâmbio com os parlamentos dos países-membros e defender os interesses do Brasil no bloco.
Atualmente, além de Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, o Brics conta com novos integrantes: Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia e Irã.
O grupo é presidido pelo senador Irajá (PSD-TO) e tem como presidente de honra o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).