Vitória (ES) – A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), em conjunto com a Polícia Civil da Bahia (PCBA), prendeu um homem de 54 anos suspeito de provocar incêndios de grandes proporções em plantações e pilhas de eucalipto entre os anos de 2023 e 2025. A prisão foi realizada nesta terça-feira (21), durante diligências da Operação Estado Presente, deflagrada na região Norte do Espírito Santo.
De acordo com as investigações, o suspeito seria responsável por incêndios registrados nos municípios de Linhares, Jaguaré e São Mateus, no Espírito Santo, e Nova Viçosa, na Bahia.
“Há várias ocorrências registradas ao longo desses anos. Somados, os incêndios causaram um prejuízo de quase R$ 40 milhões, além da interdição por várias horas das BR-101 e BR-418, e danos ambientais como a contaminação do solo e do ar”, informou o delegado Fabrício Lucindo, titular da 16ª Delegacia Regional de Linhares.
Com o uso de tecnologia e recursos de monitoramento avançados, as equipes conseguiram identificar o suspeito e representar pela prisão preventiva. Na manhã da operação, policiais cumpriram dois mandados de busca e apreensão em Jaguaré, em endereços ligados à investigação, e seguiram para Sooretama, onde o homem foi localizado enquanto prestava serviços como caminhoneiro em uma fábrica de móveis.
O suspeito foi levado para a Delegacia Regional de Linhares, onde prestou depoimento, e em seguida encaminhado à Penitenciária Regional de Linhares, onde permanece à disposição da Justiça. As investigações continuam nos dois estados.