No mês das mulheres, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou a importância da visibilidade feminina na ciência. Em entrevista à Voz do Brasil, ela falou sobre as ações do Governo para incentivar meninas e mulheres a escolherem e permanecerem na ciência.
Segundo Luciana Santos, mesmo com a maioria feminina no ingresso em áreas de pesquisa e inovação, muitas mulheres acabam abrindo mão da carreira devido à jornada dupla ou tripla. Isso é conhecido como “efeito tesoura”, que é a queda da participação feminina em áreas científicas conforme a carreira avança, especialmente após a maternidade.
A ministra explicou que o Governo tem realizado uma série de ações para combater esse fenômeno, incluindo a criação de programas com equidade de gênero e a mudança de regras no CNPq. Ela também destacou a importância da visibilidade feminina na ciência, afirmando que “a visibilidade é o que inspira meninas a percorrerem carreiras científicas”.
Um dos programas destacados pela ministra é o Futuras Cientistas, que proporciona experiências em laboratórios para meninas do ensino médio e incentiva o interesse pelas áreas de ciência e tecnologia. O programa tem alcançado resultados positivos, com 80% das participantes aprovadas nas universidades escolhendo cursos nas áreas de ciência e tecnologia.
A ministra também falou sobre a Política de Empoderamento das Meninas e Mulheres na Ciência, que tem o objetivo de consolidar a equidade de gênero, raça, classe e diversidade como eixo estruturante das políticas de maneira transversal e permanente. A medida foi anunciada durante a cerimônia de entrega do 2º Prêmio Mulheres e Ciência.













