Domingo, 28 de Junho de 2026
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tecnologia
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tecnologia
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Mundo da Saúde 360 Saúde

Ministro da Saúde diz que não vai decretar fim da pandemia “sozinho”

Redação I Via Agência Brasil Por Redação I Via Agência Brasil
Sexta-feira, 18 de Março de 2022
Em Saúde
Reading Time: 3 mins read
463 30
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje (18) que não vai tomar sozinho a decisão de editar ato para determinar o fim da emergência sanitária por covid-19, e que ouvirá secretários de Saúde e outros ministérios antes de tomar qualquer atitude.

“Nós rumamos para pôr fim a essa emergência sanitária. É uma prerrogativa do ministro [da Saúde], por meio de um ato, porque assim a lei determina. Mas o ministro não vai tomar essa decisão sozinho, vai tomar essa decisão ouvindo as Secretarias Estaduais de Saúde, outros ministérios, outros Poderes, para que transmitamos segurança a nossa população”, disse Queiroga.

Ontem (17), Queiroga se reuniu com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, para tratar do tema, depois de já ter se encontrado com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para discutir o mesmo assunto.

O ministro vem buscando esclarecer a intenção do governo de iniciar a transição da categoria de pandemia para a de endemia, tipo mais brando de emergência sanitária. A medida está em estudo e foi anunciada no início do mês pelo presidente Jair Bolsonaro.

Nesta sexta-feira (18), Queiroga voltou a avaliar que “a pandemia está sob controle” em muitas partes do país. “Tanto assim que em mais de 16 estados já se flexibilizou o uso da máscara e, dos maiores, inclusive em ambientes fechados. As máscaras são um símbolo da pandemia”, disse. 

Ele atribuiu a desaceleração da disseminação do novo coronavírus ao aumento da aplicação de vacinas, que disse terem sido “fundamentais” no controle da doença. “Se não fossem elas, nós não estaríamos na situação que estamos hoje. Estamos com a pandemia em desaceleração franca”, afirmou.

As declarações de Queiroga foram dadas durante uma agenda em Belo Horizonte, onde participou de uma oficina sobre a liberação de recursos do Programa Previne Brasil, que repassa a estados e municípios recursos para a atenção básica à saúde, tendo como base critérios populacionais e também de desempenho.

Open Health

Ele aproveitou a ocasião para também defender a criação de uma espécie de Open Health, sistema similar ao Open Banking criado pelo Banco Central, que permite um compartilhamento mais amplo de dados sobre clientes entre as instituições financeiras.

Na visão de Queiroga, a aplicação da mesma lógica ao setor de Saúde permitirá um maior conhecimento sobre o uso do sistema complementar, podendo acarretar em redução de gastos públicos e fraudes.

“Fazer uma plataforma como o Open Finance, como o Open Banking e o Open Insurance, na Saúde Suplementar pode criar um novo ciclo virtuoso de desenvolvimento. Isso não tem nada a ver com privatização do SUS. Nada. Pelo contrário, vamos conhecer melhor o que acontece com os beneficiários do setor privado que usam o setor público. Quem são aqueles que não fazem ressarcimento ao SUS?”, indagou o ministro.

Tags: Coronavíruscovid-19EndemiaMarcelo QueirogaPandemiaSaúdeSUS
Artigo Anterior

Durante show, presidente russo diz que país nunca esteve tão forte

Próximo Artigo

Pia Sundhage convoca seleção feminina para enfrentar Espanha e Hungria

Redação I Via Agência Brasil

Redação I Via Agência Brasil

Agência pública de notícias, a Agência Brasil mantém, como todos os veículos da EBC, o foco no cidadão e prima pelo interesse público, honestidade, precisão e clareza das informações que transmite.

Notícias Relacionadas!

Hospital do Fundão ganha primeira UTI inteligente do SUS para reduzir filas em até cinco vezes

Hospital do Fundão ganha primeira UTI inteligente do SUS para reduzir filas em até cinco vezes

imagem do whatsapp de 2025 11 06 à(s) 18.10.08 87899b2d

Semaglutida entra na rotina de testes do SUS em projeto contra obesidade grave

Exige vacinação contra sarampo de brasileiros para entrada na Copa do Mundo 2026 em 100 por cento

Sarampo em bebês de São Paulo força recomendação de dose extra de vacina

Unaids alerta para risco de 4 milhões de mortes por Aids até 2029

Nações aprovam novo plano de combate ao HIV com foco em investimento e equidade até 2030

Anvisa apreende canetas emagrecedoras sem fabricante identificado e bloqueia venda

Plataforma Voy é proibida pela ANVISA de indicar e vender tratamentos para obesidade

Ministério da Saúde ordena dose extra contra sarampo para bebês em São Paulo e Guarulhos

Ministério da Saúde ordena dose extra contra sarampo para bebês em São Paulo e Guarulhos

Próximo Artigo

Pia Sundhage convoca seleção feminina para enfrentar Espanha e Hungria

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

Seleção brasileira embarca para o Texas focada no duelo decisivo contra o Japão pela Copa

Seleção brasileira embarca para o Texas focada no duelo decisivo contra o Japão pela Copa

imagem do whatsapp de 2025 11 06 à(s) 18.10.08 87899b2d

Terremoto na Venezuela mobiliza bombeiros brasileiros em busca desesperada por sobreviventes

Terremoto de magnitude 5,4 causa pânico em diversas províncias do Afeganistão

Terremoto de magnitude 5,4 causa pânico em diversas províncias do Afeganistão

imagem do whatsapp de 2025 11 06 à(s) 18.10.08 87899b2d

Onda de calor extrema atinge recordes históricos na Alemanha e na Dinamarca

São Paulo recebe autorização para ampliar captação de água da bacia do Paraíba do Sul

São Paulo recebe autorização para ampliar captação de água da bacia do Paraíba do Sul

captura de tela 2026 06 27 às 12.40.21

De motogirl a multicampeã pelo Fluminense: Cacau Fernandes relembra início difícil e celebra direitos trabalhistas 

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Panorama Cultural
  • Arena Total
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News
  • Mundo da Saúde 360

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.