Na tarde desta sexta-feira (31), exatamente às 14h59, o Espírito Santo alcançou a meta de 95% de crianças imunizadas na Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, que terminou nesta sexta (31). O Espírito Santo foi o primeiro da Região Sudeste a atingir a meta.
A meta era vacinar 191.000 crianças de 1 ano a menores de 5 anos em todo Estado, até esta sexta-feira (31). Até às 17 horas, foram vacinadas 196.066 (97,14%) crianças do público-alvo contra a poliomielite e 195.454 (96,84%) contra o sarampo, o que faz com que o Espírito Santo seja o 5º no ranking nacional.
O secretário de Estado da Saúde, Ricardo de Oliveira, agradeceu o trabalho e esforço das equipes dos municípios. “Agradeço a mobilização dos municípios e da nossa equipe. Esse é o compromisso que temos com o SUS (Sistema Único de Saúde), com a população e principalmente com as nossas crianças”, disse o secretário.
Dia D
No entanto, 11 municípios capixabas que não conseguiram atingir esse percentual tiveram a recomendação do Ministério da Saúde da realização de mais um Dia D de vacinação amanhã (01).
Com isso, os pais que não conseguiram levar as crianças de 1 ano até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) terão mais um dia para fazê-lo.
As crianças devem ser levadas a uma unidade de saúde, mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente. É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado. Caso esse documento tenha sido perdido, a criança deve ser levada para ser imunizada com a certidão de nascimento.
A partir da próxima segunda-feira (03), os postos de vacinação retomam a rotina normal, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
Lista dos municípios que está recomendado novo Dia D neste sábado (01):
Cariacica, Pedro Canário, São Roque do Canaã, Pancas, Santa Leopoldina, Divino de São Lourenço, Venda Nova do Imigrante, Itarana, Serra, Governador Lindenberg e São Mateus.
Para saber quais os postos de saúde estarão abertos nessas localidades e os horários de vacinação, os pais devem se informar diretamente nas Secretarias Municipais de Saúde.