A Nissan criou uma visão para fazer com que os veículos elétricos sejam ainda mais úteis aos seus clientes, lançando novas formas práticas para utilizar a capacidade de suas baterias, armazenando e compartilhando energia.
Por meio deste plano, chamado de Nissan Energy, os proprietários dos veículos elétricos (VEs) da Nissan poderão facilmente conectar seus carros aos sistemas de energia para recarregar a bateria, alimentar casas e empresas ou fornecer energia de volta à rede elétrica. A empresa também desenvolverá novas formas de reutilizar as baterias de VEs.
A Nissan já deu início a programas nos EUA, Japão e Europa, com o objetivo de criar um “ecossistema” em torno de sua linha de veículos elétricos, incluindo o Nissan LEAF, o veículo 100% elétrico campeão de vendas em todo o mundo. O plano Nissan Energy agrega estas iniciativas como parte da estratégia de Mobilidade Inteligente da Nissan.
“O plano Nissan Energy permitirá que nossos clientes possam fazer muito mais do que apenas dirigir seus VEs, pois eles podem ser utilizados em praticamente qualquer aspecto da vida do cliente,” disse Daniele Schillaci, Vice-Presidente Executivo e Diretor Mundial de Marketing, Vendas e Veículos Elétricos na Nissan. “Nossa visão de Mobilidade Inteligente da Nissan nos leva a mudar a forma como os carros são integrados à sociedade, e o plano Nissan Energy transforma esta visão em realidade.”
O plano Nissan Energy vai criar novos padrões para conectar os veículos às redes de energia por meio de três iniciativas-chave: o Nissan Energy Supply, o Nissan Energy Share e o Nissan Energy Storage.
Iniciativas de destaque do plano Nissan Energy estão sendo implementadas em vários países, incluindo na sede da Nissan América do Norte:
- Franklin, Tennessee: a Nissan América do Norte fará o uso piloto de veículos LEAF para ajudar a alimentar as instalações de sua sede durante os horários de pico de demanda de energia elétrica, antecipando reduções de custos significativas.
- Hagen, Alemanha: os veículos LEAF serão utilizados como backup da rede de energia alemã, em um projeto piloto inovador envolvendo a Nissan, a empresa de tecnologia The Mobility House, o fornecedor de energia ENERVIE e a empresa de transmissão de energia Amprion.
- Japão: a Nissan está trabalhando com parceiros como empresas de energia e telecomunicações, fazendo testes de campo do sistema V2G e de usinas virtuais de geração de energia, para confirmar e promover oportunidades para que os VEs contribuam para a gestão da energia.
Nissan Energy Supply: Fornecendo soluções de recarga conectada para atender as necessidades dos clientes em casa, em rodagem e no destino
Os clientes querem recarregar seus VEs quando é mais conveniente e, na maioria das vezes, a recarga é feita em casa. A Nissan também trabalha em benefício de seus clientes verificando se os equipamentos de recarga, como tomadas elétricas ou wall boxes (equipamento fixo de parede para recarga), podem ser conectadas com segurança aos VEs Nissan (conforme o país).
Quando estão fora de casa, os clientes podem usar a rede de recarga CHAdeMO. Com mais de 22.000 pontos de recarga rápida, esta rede está passando por uma rápida expansão, sendo considerada uma das maiores do mundo.
A aplicabilidade do Nissan Energy Supply é demonstrada por meio do sistema revisado de navegação do Nissan LEAF e do aplicativo NissanConnect, cujo acesso é bastante simples, permitindo encontrar postos de recarga e conectar-se à rede.
Nissan Energy Share: Trabalhando com parceiros para potencializar o potencial de integração de energia
As baterias de um VE podem fazer muito mais do que apenas alimentar o veículo; elas também pode servir como dispositivos móveis de armazenagem de energia. Juntos, os VEs Nissan que já estão em circulação contêm mais de 10 GWh de potencial de armazenagem. O plano Nissan Energy Share pode conectar os VEs com a infraestrutura das cidades, permitindo que eles compartilhem a energia de suas baterias de alta capacidade com uma casa ou empresa conectada. Ele também permite que os VEs sejam conectados à rede de energia local para atuar como usinas virtuais de geração de energia – fornecendo a energia do VE para alimentar a rede, contribuindo para uma gestão eficiente da energia. Esse potencial permite que os clientes compartilhem a capacidade excedente da bateria sem prejudicar sua mobilidade.
A Nissan já está conduzindo programas piloto do sistema Energy Share no Japão, EUA, Europa e em outros países, trabalhando em parceria com várias empresas e instituições. Assim que os testes piloto forem finalizados, a Nissan estará rapidamente pronta para comercializar os sistemas.
- Vehicle-to-home (V2H, do Veículo para a Casa): aNissan está trabalhando com parceiros para lançar equipamentos mais baratos no mercado, para popularizar o sistema V2H. Utilizando o V2H, os proprietários de VEs Nissan podem usar seus carros como fonte de energia em casa, para economizar na conta de energia, ou como fonte de energia reserva no caso de blackout ou emergência. Com isso, é possível utilizar energia renovável quando disponível, ou quando a eletricidade está mais barata.
- Vehicle-to-building (V2B, do Veículo para a Construção): Similar ao V2H, o V2B faz uso de baterias de VEs para armazenar energia para prédios e empresas. Entretanto, o sistema V2B pode envolver centenas de veículos para obter reduções de custos mais significativas para a empresa. Testes de sistemas V2B em larga escala já foram iniciados em vários países, e a Nissan tem trabalhado com parceiros com o objetivo de lançar os sistemas no mercado em 2019.
- Vehicle-to-grid (V2G, ou do Veículo para a Rede): aNissan está formando parcerias com distribuidoras de energia e governos para maximizar o potencial do sistema V2G. Em testes na Europa, os VEs da Nissan estão fornecendo vários serviços para a rede de energia – ajudando a contrabalançar as redes de energia e incorporar energia renovável. Por meio de seu trabalho com parceiros, a Nissan está pilotando formas de fazer com que os clientes tenham ganhos adicionais ao compartilhar a energia de seus veículos quando eles não estão em uso, sem prejudicar os veículos ou as necessidades de mobilidade dos clientes.
Nissan Energy Storage: oferecendo uma “segunda vida” às baterias de veículos elétricos
A vida da bateria de um VE Nissan não termina quando ela não está mais alimentando o veículo. A bateria pode ser reciclada e recondicionada para uma série de usos – tanto para alimentar empilhadeiras elétricas e geradores como para fornecer energia para um estádio esportivo. Como cada vez mais clientes estão optando pelos veículos elétricos, espera-se um aumento significativo na disponibilidade das baterias de íons de lítio usadas, conforme os proprietários trocam de carro.
Alguns dos programas atuais baseados no plano Nissan Energy Storage incluem:
- Japão: Em 2010, a Nissan uniu forças com a Sumitomo Corp. para fundar a 4R Energy Corp., que recondiciona e dá novos usos às baterias de íons de lítio de VEs. A primeira fábrica 4R Energy abriu suas portas em março de 2018. Utilizando o potencial de recondicionamento de baterias da empresa 4R Energy Corp., a Nissan pode reutilizar baterias para aplicações em VEs, armazenar energia ou alimentar equipamentos pesados, entre outros usos.
- Europa: A Nissan está reutilizando baterias de VEs como parte de uma solução doméstica avançada de energia. No Reino Unido, a empresa está associando esta armazenagem de energia a painéis solares avançados. Em junho, a Nissan inaugurou o maior sistema de armazenagem de energia da Europa, no estádio holandês Johan Cruyff Arena. Alimentada por 148 baterias do veículo Nissan LEAF, o sistema funciona de forma independente da rede de energia principal.
- América do Sul: No Brasil, a Nissan e a Universidade Federal de Santa Catarina assinaram um protocolo de intenções para testar soluções e futuras aplicações para baterias usadas de VEs.
“Hoje a Nissan oferece aos seus clientes um verdadeiro ecossistema para VEs por meio do plano Nissan Energy,” disse Schillaci. “Acreditamos que este é o “novo padrão para eletrificação” – não se trata apenas de ser o proprietário de um veículo, mas de aproveitar todos os benefícios associados, tanto para o cliente como para a sociedade como um todo”.