Perder dinheiro na bolsa pode ser muito fácil se você não estiver preparado e atento. Indiscutivelmente, o mercado de ações é uma ferramenta poderosa para geração de riqueza no longo prazo, no entanto, ainda assim existe uma parcela significativa de pessoas que fracassam miseravelmente quando investem.
O day-trader e investidor financeiro Bruno Dias revela que existem alguns erros frequentes dos investidores iniciantes no Mercado de Ações: “é preciso que você tenha em mente que um diagnóstico bem feito dos motivos que poderiam levar ao fracasso na bolsa é fundamental para reverter os resultados ruins. E que, muitas vezes, a falta de preparação antes de investir é a grande culpada por seu insucesso. No entanto, definitivamente, esse não é o único fator que gera perda de dinheiro em investidores iniciantes”.
Bruno Dias aponta 5 dos principais erros do investidor iniciante no mercado de ações. Confira:
1- Pressa nas operações
Ir com muita “sede ao pote” pode causar grandes prejuízos. O analista sugere que você vá com muita cautela nas suas operações, e use simuladores que proporcionam a experiência em investir sem perdas.
2- Arrogância
Humilde é essencial para o novo investidor. Não é porque você leu dois livros de análise gráfica que você sabe tudo.
3- Super otimista e sem estratégia
O otimismo em excesso na bolsa é totalmente prejudicial. Não é de um dia por outro que você virá um trader. Você precisa técnica, estratégia e controle emocional.
4- Falta de disciplina
Tenha disciplina, deixe o excesso de otimismo de lado e muito cuidado com o fator emocional. O investidor que não tem disciplina, segura o prejuízo e só vende no pânico – que é vender na baixa.
5- Não acredite em tudo que você vê
“Muita informação você acaba se perdendo e se confundindo”, explica o analista. Por isso, cuidado e não acredite em tudo que você lê.