Desde o início da execução das ações de contenção da pandemia da Covid-19, em março de 2020 e, com isso, o consequente impacto gerado na economia, diversas medidas têm sido implementadas para atenuar tais impactos. No Espírito Santo, o Banco do Estado do Espírito Santo, o Banestes, tem desempenhado um papel relevante neste cenário.
A contar de março de 2020 até o momento, o banco já liberou mais de R$ 545 milhões em mais de 16 mil operações de crédito para empresas capixabas de todos os portes e também para microempreendedores, por meio das linhas de crédito emergencial que opera. Os números demonstram que o Banestes tem realizado, em média, 1.230 operações de crédito emergencial a cada mês.
Outro número que chama atenção é o de repactuações de crédito realizadas pelo Banestes, ou seja, operações já contratadas em períodos anteriores ao da pandemia, que obtiveram um período de intervalo no pagamento das parcelas, que atualmente é de até 90 dias, para dar alívio financeiro ao clientes, tanto de natureza jurídica quanto pessoas físicas. O Banestes já renegociou mais de R$ 428,4 milhões em contratos de crédito.
Os números fazem do Banestes a instituição com maior volume de liberações de crédito emergencial e repactuações no Espírito Santo. “O Banestes tem executado um papel de suma relevância no apoio econômico à população capixaba durante este momento de pandemia. Somos o principal banco credor do Estado no acesso às linhas especiais de crédito emergencial”, destaca o diretor-presidente do Banestes, José Amarildo Casagrande.
Atualmente, o Banestes opera as linhas que recebem amparo do Fundo de Aval do Governo do Estado (Microcrédito Emergencial, com juros zero, e Capital de Giro Emergencial, com taxa CDI); uma linha especial de Crédito Emergencial para empresas, com taxas a partir de CDI + 0,32% ao mês; a linha Nossocrédito Emergencial, do Programa Nossocrédito, com taxas de 0,65% ao mês até 0,95% ao mês; e também a recém-lançada linha de Parcelamento de Cheque Especial em até 24 meses, com redução de mais de 70% nas taxas de juros a partir de 2,25% ao mês.
“O Governo do Estado do Espírito Santo tem realizado uma série de ações, em diversos segmentos, como forma de amparo à população capixaba durante o delicado momento de pandemia. E nós, enquanto banco do Estado, seguimos o mesmo compromisso de viabilizar as melhores condições possíveis na oferta de soluções de crédito”, ressalta Amarildo Casagrande.
Além das opções de crédito, o Banestes realiza outras ações de auxílio econômico que beneficiam os clientes Pessoa Física, como ações de reparcelamento de crédito, cheque especial com 15 dias sem juros, isenção e redução de tarifas no cartão de crédito Banescard, dentre outras facilidades.
Todas as ações e informações completas sobre cada uma das linhas de crédito operadas pela instituição estão detalhadas no site www.banestes.com.br/estamosjuntos.
Em caso de dúvidas, os clientes deverão entrar em contato com o gerente de sua agência Banestes. O banco reforça que o atendimento presencial nas agências localizadas em municípios de alto e extremo risco estão suspensos, permitido apenas em situações emergenciais, conforme o Decreto 4.859-E e a Portaria 166-R.
Os canais de atendimento telefônico do banco, disponíveis para consulta em banestes.com.br, e os canais digitais (Aplicativo Banestes, Aplicativo Banestes Cartões e Banestes Internet Banking) estão disponíveis para realização de operações. É importante destacar que, como toda operação financeira, a contratação das linhas de crédito estará sujeita às análises de crédito e cadastro. Assessoria de Comunicação do Banestes.