Sábado, 4 de Outubro de 2025
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Mundo da Saúde 360! Saúde

Saúde feminina: Especialista César Patez desvenda 10 mitos e verdades sobre o contraceptivo DIU

O ginecologista e obstetra César Patez tira principais dúvidas sobre tema popular entre as mulheres

Redação I Correio Espirito Santo Por Redação I Correio Espirito Santo
Quarta-feira, 25 de Agosto de 2021
Em Saúde
Reading Time: 6 mins read
458 35
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

O dispositivo intrauterino (DIU) é um dos métodos contraceptivos mais seguros para as mulheres e pode ser colocado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) aqui no Brasil. Apesar de seus vários benefícios, como a eficácia e menores riscos de efeitos colaterais, o método é usado por apenas 3% da população feminina do país, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Um dos principais motivos é a falta de informação a respeito do método, que inclusive chegou a virar pauta na roda de conversas de várias famosas, como Hana Khalil, Marília Mendonça, Jade Seba e Sabrina Sato.

Hana Khalil /Divulgação

“Minha experiência com o DIU está sendo ótima, realmente não esperava. Estou bem satisfeita com os resultados. Senti um pouco de cólica nos primeiros meses, mas nada comparado às dores que sentia antes de colocá-lo. É bom lembrar que nenhum método é 100% eficaz, mas o DIU está auxiliando no meu objetivo de controlar a gravidez e tratar a minha endometriose”, revela a influenciadora e colunista da Quem, Hana Khalil.

Para o ginecologista e obstetra César Patez, não é mera coincidência o controle de endometriose após o uso do DIU. “O método favoreceu a paciente com o controle do fluxo sanguíneo, diminuindo as dores e controlando a doença. O dispositivo pode diminuir bastante o fluxo ou mesmo interrompê-lo, sendo este um dos principais princípios para disseminação da endometriose.”

Já no caso da influenciadora Jade Seba, sua experiência com o método contraceptivo foi bem desconfortável e fora do comum: “Coloquei o DIU e comecei a sentir cólicas 20 dias depois. Achei que pudesse ser em decorrência da primeira ovulação. Após quatro dias, descobri que estava com uma bactéria que entrou na corrente sanguínea, desenvolvendo um caso de sepse e peritonite. O meu caso é bem raro. Acredita-se que tudo foi resultado de uma má adaptação do organismo ao DIU, mas não há nenhuma comprovação”, diz ela.

Influenciadora Jade Seba /Divulgação

“Em relação às dores após o uso do DIU, pode sim ocorrer em algumas mulheres, mas geralmente são bem toleradas pelos pacientes. Os casos de processos infecciosos são raros, mas também existem, como em pacientes que já possuem casos de endometrite, que seria um processo infeccioso do interior do útero. Em algumas pacientes, ocorre uma perfuração do útero ao colocar o dispositivo, o que poderia explicar o caso da Jade”, explica o ginecologista.

A cantora Marília Mendonça, por sua vez, usou as redes para relatar sobre seu problema com a acne, que surgiu desde que começou a utilizar o DIU hormonal.

A cantora Marília Mendonça /Divulgação

“Seca uma e nascem oito. Não paro de ter espinha. Eu uso DIU por motivos de fluxo, e [a acne] não para, mesmo fazendo tudo certinho. Ah, e cuidando da alimentação também e bebendo muita água”, comenta a sertaneja. Segundo o especialista, esse efeito colateral ocorre em menos de 10% dos pacientes, devido à ação da progesterona que o DIU libera, aumentando a oleosidade da pele.

Já fazia quase dois meses que Sabrina Sato havia tirado o DIU Mirena (tecnicamente chamado de SIU, Sistema Intrauterino, por ser um método anticoncepcional hormonal diferente do DIU de cobre, que é um Dispositivo Intrauterino de barreira e sem hormônios) para tentar engravidar, mas a revelação de que está esperando um bebê foi uma surpresa para ela e o noivo, Duda Nagle.

Sabrina Sato/Divulgação

A apresentadora achava que estava menstruando sem interrupção desde a retirada do contraceptivo. “O sangramento pós-retirada pode sim acontecer, por conta da supressão hormonal. A possibilidade de gravidez também é real, pois ele costuma não inibir a ovulação e a fertilidade pode retornar muito rápido”, analisa César.

Para desvendar informações sobre o DIU e desmistificar o assunto, o ginecologista e obstetra César Patez comenta os 10 mitos e verdades mais comuns quando o assunto é o dispositivo intrauterino. Acompanhe!

Ginecologista e obstetra César Patez /Divulgação

É possível engravidar com o DIU: VERDADE
Nenhum método contraceptivo disponível atualmente apresenta 100% de eficácia. Portanto, é possível engravidar com o DIU e com qualquer outro dispositivo. A diferença é que o DIU tem uma das taxas mais altas de eficácia. “As chances de engravidar são muito pequenas, podendo variar de 0,2 a 0,7 %. Mas sim, elas existem”, explica o médico.

DIU aumenta o risco de infecção na mulher: DEPENDE
César Patez afirma que esse risco é real, mas geralmente diminui bastante após o primeiro mês de colocação do DIU. “É um quadro que pode ser tratado com antibióticos. E o DIU pode ser deixado no lugar, a menos que a infecção persista após o tratamento.”

DIU atrapalha a amamentação: MITO
Segundo o especialista, isso não passa de um mito. “Não atrapalha e nem possui nenhuma contraindicação. O DIU poderá ser colocado assim que o útero retornar ao tamanho e forma originais”, aponta.

Mulheres que nunca tiveram filhos podem usar: VERDADE
Não há nenhum impeditivo de colocação do DIU para mulheres sem filhos. “Desde que ela já tenha tido relação sexual, é possível colocar. É importante ressaltar que, antes da colocação, deve ser realizada uma ultrassonografia endovaginal para avaliarmos o tamanho e posição do útero. Assim, o profissional de saúde irá escolher o DIU mais adequado.”

O DIU é um método abortivo: MITO
Outro mito frequente que envolve o método contraceptivo. “O DIU impede uma gravidez ao impossibilitar a junção do óvulo com o espermatozoide. Por causa disso, o dispositivo age muito antes da fecundação, de forma que não há como ele provocar um aborto”, afirma o ginecologista e obstetra.

DIU atrapalha a relação sexual: MITO
“O DIU tem um fio muito fino que é usado para sua retirada quando for o momento necessário, mas ele não atrapalha a relação sexual nem causa prejuízos ao prazer da mulher”, enfatiza.

DIU tem contraindicação: VERDADE
Pacientes com infecção ginecológica ativa, anormalidades anatômicas do útero e câncer nessa mesma região não devem utilizar o DIU. “Se há gravidez presente ou suspeita, também não é recomendado, pois há elevado risco de aborto”, acrescenta.

A implantação do DIU é muito dolorida: MITO
Pelo contrário, a implantação do método é uma das que provocam menos dor e desconforto para a mulher. “Isso porque o procedimento pode ser realizado com anestesia local, o que minimiza qualquer possível dor. No dia seguinte, algumas cólicas podem surgir, mas não é regra. A maioria das mulheres não sente nenhum incômodo”, garante Patez.

O DIU pode alterar o fluxo menstrual: DEPENDE
Inicialmente, nos primeiros ciclos após a colocação do DIU, é possível que as cólicas e o fluxo aumentem, mas a tendência é que diminuam com o tempo. “Isso quando estamos falando do DIU de cobre. Já o DIU hormonal pode tornar o fluxo mais leve e diminuir as cólicas em alguns casos”, pontua.

O DIU pode prejudicar a fertilidade da mulher: MITO
Não passa de mito, de acordo com Patez. “Quem faz o uso do dispositivo e decide engravidar, precisa apenas procurar seu ginecologista para retirar o dispositivo. É um procedimento simples. Pouco tempo depois, a fertilidade é restabelecida no organismo e a mulher pode engravidar novamente”, completa.

Advertisement Banner
Redação I Correio Espirito Santo

Redação I Correio Espirito Santo

O Correio Espírito Santo é um portal de notícias comprometido em levar informação de qualidade, com agilidade e credibilidade, aos leitores capixabas e de todo o Brasil. Com uma cobertura diversificada, o site aborda temas como política, economia, segurança, cultura, entretenimento e esportes, sempre com uma linguagem acessível e objetiva. Nosso compromisso é manter a sociedade bem-informada, oferecendo um jornalismo responsável e imparcial. Acompanhamos de perto os acontecimentos mais relevantes do Espírito Santo, destacando os fatos que impactam o dia a dia da população. Além disso, o Correio Espírito Santo valoriza o jornalismo investigativo e opinativo, trazendo análises aprofundadas e conteúdos exclusivos. Com uma equipe dedicada e apaixonada pela notícia, o portal busca inovar constantemente, integrando tecnologia e comunicação para proporcionar uma experiência informativa dinâmica e interativa.

Notícias Relacionadas!

image (9)

Homens jovens lideram uso de medicamentos para sexo por pressão de performance

9372

Nova diretriz orienta rastreamento de câncer de mama em mulheres de 50 a 74 anos

novo serviço de terapia renal substitutiva amplia número de vagas na região metropolitana de saúde © divulgação i via sesa

Espírito Santo já tem quase 2.800 pacientes em tratamento contra doença renal crônica

Gilson Daniel lança programa “Eu Vou de Bicicleta” com R$ 6 milhões para agentes de saúde no ES © Via Gilson Daniel

Gilson Daniel lança programa “Eu Vou de Bicicleta”, investimento de R$ 6 milhões para agentes de saúde no ES

image (9)

Matemática e neurociência: Fórmula inédita busca interpretar risco de suicídio

mulher triste © alex green i via pexels

Estudo alerta para aumento da autoagressão e suicídio entre jovens no Brasil

Próximo Artigo

Governador apresenta Plano de Investimentos 2020/2021 a vereadores da região Rio Doce

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

image (9)

Homens jovens lideram uso de medicamentos para sexo por pressão de performance

2149762513 (1)

39% das habilidades atuais devem desaparecer ou mudar até 2030

Caparaó pode ganhar título de Região dos Cafés Especiais em proposta apresentada na Ales

comissão de educação também aprovou projeto para priorizar vagas para irmãos na mesma escola © lucas s. costa i via ales

Alunos da rede estadual poderão receber uniformes gratuitos em todas as etapas do ensino médio

Dupla sertaneja May e Gabi © Divulgação

May e Gabi lançam versão ao vivo de Vontade da Gente

9372

Nova diretriz orienta rastreamento de câncer de mama em mulheres de 50 a 74 anos

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Caderno Tech!
  • Panorama Cultural
  • Arena Total!
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News!
  • Mundo da Saúde 360!

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.