Sexta-feira, 3 de Outubro de 2025
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Mundo da Saúde 360! Saúde

Municípios que não atingiram meta de vacinação terão novo Dia D neste sábado

A partir da próxima segunda-feira (03), os postos de vacinação retomam a rotina normal de vacinação conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

Redação I Correio Espirito Santo Por Redação I Correio Espirito Santo
Sexta-feira, 31 de Agosto de 2018
Em Saúde
Reading Time: 5 mins read
483 10
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Na última quarta-feira (29), o Ministério da Saúde recomendou que estados e municípios que não alcançaram a meta de imunização de crianças contra sarampo e poliomielite (95%) durante a Campanha Nacional de Vacinação, que termina hoje (31), abram os postos de vacinação neste sábado (01). A partir da próxima segunda-feira (03), os postos de vacinação retomam a rotina normal de vacinação conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

No Espírito Santo, 57 municípios alcançaram a cobertura vacinal da campanha e 21 municípios que não alcançaram a meta durante o mês de agosto, terão um segundo Dia D de vacinação.  Com isso, os pais que não conseguiram levar as crianças 1 ano até menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) em uma das 539 salas de vacinação das Unidades de Saúde em todo Estado, durante todo o mês de agosto, terá mais um dia para fazê-lo.

O número de crianças a serem vacinadas em todo Estado até esta sexta-feira às 11h20, é de 201.833, e a meta é imunizar 95% desse total. Até o final da manhã desta sexta-feira (31), foram vacinadas 187.796 crianças do público-alvo (93,05%) contra a poliomielite e 186.994 (92,65%) contra o sarampo, o que faz com que o Espírito Santo seja o 5º no ranking nacional.

A medida foi informada aos presidentes do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde de Brasília (Conasems) e do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde de Brasília (Conass), por meio dos ofícios números 3160/2018 e 3161/2018, que apontam a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para que “todos os países implementem medidas amplas e adequadas ao contexto para impedir uma maior disseminação do sarampo, pois o vírus causador dessa doença é extremamente contagioso, transmitindo-se facilmente entre indivíduos suscetíveis, como tem sido observado nos surtos da doença nos estados de Roraima e Amazonas.”

Nos municípios em que haverá o novo Dia D, as crianças devem ser levadas a uma unidade de saúde, mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente. É fundamental que os pais apresentem o cartão de vacina para que o histórico de vacinação da criança seja verificado. Caso esse documento tenha sido perdido, a criança deve ser levada para ser imunizada com a certidão de nascimento.

Lista dos municípios que está recomendado novo Dia D neste sábado (01):

Afonso Cláudio
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Cachoeiro De Itapemirim
Cariacica
Conceição da Barra
Divino d São Lourenço
Governador Lindenberg
Guarapari
Itarana
Nova Venécia
Pancas
Pedro Canário
Santa Leopoldina
Santa Teresa
São Mateus
São Roque do Canaã
Serra
Sooretama
Venda Nova do Imigrante
Vila Velha

Para saber quais os postos estarão abertos nessas localidades, os pais devem se informar diretamente nas Secretarias Municipais de Saúde. 

Sarampo
Há 18 anos o Espírito Santo não registra casos de sarampo com transmissão dentro do seu território. O último caso autóctone da doença registrado no Estado foi em 1999, no entanto, em 2013 o estado teve 1 caso importado da doença.

Danielle Grillo ressalta a importância de manter a vacinação em dia para a prevenção de doenças, mesmo aquelas que foram eliminadas no Espírito Santo ou no Brasil.

“Se a pessoa não estiver imunizada, o sarampo pode acometer qualquer faixa etária, mas os surtos que temos visto no Norte do Brasil têm acometido principalmente crianças menores de 5 anos. Vale ressaltar que, na criança, a doença pode ser mais grave, pois compromete o sistema imunológico. Além das complicações como infecções respiratórias (pneumonia), o sarampo também pode provocar otites, doenças diarreicas, neurológicas e levar à morte”, disse.

Ela destacou ainda que, além do sarampo, a vacina tríplice viral também protege contra a caxumba e a rubéola. “É importante dizer que o Brasil já registrou casos de sarampo em oito estados. Para manter a doença afastada, é fundamental manter alta e homogênea cobertura vacinal, para evitar a reintrodução do vírus”, destacou.

Poliomielite
O último caso de poliomielite no Espírito Santo ocorreu em 1987, e, no Brasil, desde 1990 não são registrados casos. A doença é grave e foi responsável por danos irreversíveis para milhares de crianças.

Apesar dos progressos alcançados graças à vacinação contra a poliomielite, a doença permanece endêmica em três países da África e Ásia e, por esse motivo, faz-se necessária a cobertura vacinal adequada para evitar o retorno da doença ao Brasil.

Saiba mais
O que é sarampo?
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, por tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e imunocomprometidas.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo, em Roraima e Amazonas. Além disso, alguns casos isolados e relacionados à importação do vírus foram identificados em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia e Rio de Janeiro.

Sintomas
Febre alta, acima de 38,5°C; dor de cabeça; manchas vermelhas, que surgem primeiro no rosto e atrás das orelhas, e, em seguida, se espalham pelo corpo; tosse; coriza; conjuntivite; manchas brancas que aparecem na mucosa bucal conhecida como sinal de koplik, que antecede de 1 a 2 dias antes do aparecimento das manchas vermelhas.

Transmissão
A transmissão ocorre de quatro a seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento da erupção da pele (exantema). O período de maior transmissibilidade ocorre dois dias antes e dois dias após o início do exantema. O vírus vacinal não é transmissível.

Prevenção
A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença.

© Sesa

Advertisement Banner
Redação I Correio Espirito Santo

Redação I Correio Espirito Santo

O Correio Espírito Santo é um portal de notícias comprometido em levar informação de qualidade, com agilidade e credibilidade, aos leitores capixabas e de todo o Brasil. Com uma cobertura diversificada, o site aborda temas como política, economia, segurança, cultura, entretenimento e esportes, sempre com uma linguagem acessível e objetiva. Nosso compromisso é manter a sociedade bem-informada, oferecendo um jornalismo responsável e imparcial. Acompanhamos de perto os acontecimentos mais relevantes do Espírito Santo, destacando os fatos que impactam o dia a dia da população. Além disso, o Correio Espírito Santo valoriza o jornalismo investigativo e opinativo, trazendo análises aprofundadas e conteúdos exclusivos. Com uma equipe dedicada e apaixonada pela notícia, o portal busca inovar constantemente, integrando tecnologia e comunicação para proporcionar uma experiência informativa dinâmica e interativa.

Notícias Relacionadas!

image (9)

Homens jovens lideram uso de medicamentos para sexo por pressão de performance

9372

Nova diretriz orienta rastreamento de câncer de mama em mulheres de 50 a 74 anos

novo serviço de terapia renal substitutiva amplia número de vagas na região metropolitana de saúde © divulgação i via sesa

Espírito Santo já tem quase 2.800 pacientes em tratamento contra doença renal crônica

Gilson Daniel lança programa “Eu Vou de Bicicleta” com R$ 6 milhões para agentes de saúde no ES © Via Gilson Daniel

Gilson Daniel lança programa “Eu Vou de Bicicleta”, investimento de R$ 6 milhões para agentes de saúde no ES

image (9)

Matemática e neurociência: Fórmula inédita busca interpretar risco de suicídio

mulher triste © alex green i via pexels

Estudo alerta para aumento da autoagressão e suicídio entre jovens no Brasil

Próximo Artigo

Transplante inédito é realizado no Espírito Santo

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

image (9)

Homens jovens lideram uso de medicamentos para sexo por pressão de performance

2149762513 (1)

39% das habilidades atuais devem desaparecer ou mudar até 2030

Caparaó pode ganhar título de Região dos Cafés Especiais em proposta apresentada na Ales

comissão de educação também aprovou projeto para priorizar vagas para irmãos na mesma escola © lucas s. costa i via ales

Alunos da rede estadual poderão receber uniformes gratuitos em todas as etapas do ensino médio

Dupla sertaneja May e Gabi © Divulgação

May e Gabi lançam versão ao vivo de Vontade da Gente

9372

Nova diretriz orienta rastreamento de câncer de mama em mulheres de 50 a 74 anos

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Caderno Tech!
  • Panorama Cultural
  • Arena Total!
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News!
  • Mundo da Saúde 360!

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.