O governo federal não deixa ninguém para trás. O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (11), a Portaria n°431 que autoriza o repasse no valor de R$11 milhões para leitos de UTI tipo Adulto, para atendimento exclusivo dos pacientes COVID-19 no Espírito Santo.
Só no Espírito Santo, foram autorizados 231 leitos que equivalem a mais de R$11 milhões em investimentos mensais. A portaria descreve que o valor é para o primeiro trimestre de 2021, os hospitais receberão o valor de fevereiro e março de forma retroativa. Os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Guaçuí, Linhares, Serra, Vila Velha e Vitória são os autorizados a receberem o custeio para funcionamento dos leitos de UTI para COVID-19.
Para o deputado federal e vice-líder do governo na Câmara Evair de Melo, esse custeio vai ajudar os municípios e profissionais. “Esta publicação no DOU vem consolidar a mensagem que já estamos propagando, o governo federal não deixa ninguém para trás! Esses leitos vão dinamizar o atendimento nos Hospitais e Unidades de Saúde dos municípios, vão colaborar com o trabalho executado pelos profissionais de saúde”, declarou o parlamentar.
O recurso será repassado aos gestores das Unidades de Saúde, caso os leitos de UTI sejam de responsabilidade estadual, irão receber via Secretaria Estadual de Saúde. Já os leitos de responsabilidade municipal, vão receber via Prefeitura.

Confira a portaria