O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), em Vila Velha, entregou 176 pares de calçados ortopédicos nesta quarta (29) e quinta-feira (30) para adultos e crianças de diversos municípios capixabas, entre eles Ponto Belo, na região norte do estado, e Domingos Martins, na região serrana.
Segundo a chefe de Núcleo da Unidade de Trabalho de Prótese e Órtese do Crefes, Adriana Gimenez Mascarenhas, para os adultos foram entregues sapatos sob medida, e para as crianças foram entregues pares de tênis ortopédicos, com direito à criança ou à mãe escolher a cor. “Hoje, esses tênis substituem as botas ortopédicas e são muito mais atraentes para as crianças. Com isso, o calçado é bem aceito e ajuda no tratamento do paciente”, explicou.
A pequena Ágatha Valério Marques, de 5 anos, decidiu ela mesma que seu tênis seria rosa. E para receber o calçado novo, adivinha só: ela foi vestida de rosa. Para a mãe da pequena, Aline de Souza Valério, o tênis ortopédico vai ser muito importante para o desenvolvimento da filha. “Vai melhorar bastante o pezinho dela, porque estava tortinho”, disse.
Joelma Vidal, mãe do João Augusto, de 8 anos, também gostou do tênis. “Ficou muito bom nele e ele ficou muito feliz”, disse. Lucinéia Pereira da Silva, mãe da Sofia, de 5 anos, compartilha a mesma opinião. “Excelente atendimento, muito importante para a Sofia. Ela agora pode passear”, destacou. E a mãe do pequeno Davi Luiz, de 3 anos, também ficou satisfeita. “Muito bom, ele adorou. O tênis é de boa qualidade. Demorou um pouco, mas valeu a pena”.
Adriana Gimenez informa que o Crefes tem uma demanda reprimida de calçados ortopédicos, mas com a conclusão do processo licitatório está sendo possível atender aos pacientes que estavam aguardando a troca ou o seu primeiro calçado ortopédico. “Até março de 2019 devemos entregar todos os calçados que estão nessa demanda reprimida. Em setembro teremos outros pacientes tirando as medidas e a nossa expectativa é de que próxima entregue ocorra até o final de outubro. Temos ainda 200 pares de calçados, aproximadamente, para entregar”, disse.
De acordo com a chefe de Núcleo da Unidade de Trabalho de Prótese e Órtese do Crefes, o Centro de Reabilitação está entregando calçados com a melhor tecnologia existente hoje no país. A variedade de cores, de modelos e, principalmente, o peso, são os diferenciais dos calçados fornecidos atualmente. “Os calçados são muito mais leves do que os modelos do passado. Quem sofre de pé diabético, por exemplo, hoje pode contar com sapatos produzidos com lycra, na parte superior do calçado, um material elástico que dá muito mais conforto ao paciente”, acrescentou.
O atendimento no Crefes
O Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo não é um serviço porta aberta, ou seja, não atende os pacientes que chegam ao local espontaneamente. As consultas e exames, além da concessão de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção, são serviços regulados pela Central de Regulação de Consultas e Exames da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O Crefes é referência estadual na prestação de serviços de reabilitação física e auditiva tanto para crianças quanto para jovens, adultos e idosos. Além de prestar todo o suporte necessário às pessoas em tratamento com uma equipe multidisciplinar, o Crefes oferece acesso a órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
O Crefes também faz um trabalho de adaptação do paciente ao uso do equipamento e promove a reintegração da pessoa com deficiência física ou auditiva à vida social. O tratamento é um pacote que oferece um ganho físico, psíquico e social para o paciente. Por isso, o paciente é atendido por uma equipe multidisciplinar, com médicos especialistas, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, técnicos em órteses e próteses, psicólogos e assistentes sociais.