Sempre engajada em projetos sociais e acreditando no crescimento do terceiro setor da economia, Karina Almeida aproveitou os anos 2020/2021, em plena explosão da pandemia, para incentivar mais de 25 pessoas em vulnerabilidade social a se profissionalizarem.
“Foi um ano desafiador para todos nós, números assustadores de pessoas desempregadas aumentando o quadro de miséria no Brasil. Diante disso, e como sempre tive o viés social, aproveitei para buscar parceiros como a Wella Pro Brasil, D’anju Cabeleireiros, Jussara, as ongs PAC – Projeto Amigos das Crianças e Cif – Centro Internacional de Valorização e Desenvolvimento Social da Família, para criar e implementar o Projeto Beleza Solidária; Capacitamos mais de 25 pessoas para o mercado de trabalho com cursos básicos em beleza”, revela a Beauty Hair, que em 2021 ganhou o prêmio de melhor artista global Wella em textura.
O intuito do projeto nunca foi conseguir recursos do governo para tirar essas pessoas da vulnerabilidade, por isso, não conta com apoio do Poder público. Os cursos e os materiais usados neles são oferecidos gratuitamente pela equipe de parceiros. Os cursos oferecidos pelo programa estão ativos e são gratuitos.
Foto: Divulgação Foto: Divulgação
“O projeto consiste em formar e capacitar profissionais para a área da beleza, cabeleireiros ou não, com conceito em beleza sistêmica. São 5 encontros presenciais onde abordamos temas como: consultoria especializada com base no visagismo; Inclusão/diversidade; perfis comportamentais; diagnóstico de sensibilidade capilar e indicação de tratamentos; técnicas de auxílio de mechas; aplicação de coloração; conscientização de responsabilidade social e ambiental, entre outros”. Além de técnicas, os cursos oferecidos pelo projeto também trata da responsabilidade do indivíduo com a sociedade, orientando sobre respeito, deveres e direitos de cada um dentro de uma comunidade.
Além do projeto social no Brasil, pelo menos uma vez no ano Karina embarca para a África e ministra cursos profissionalizantes para adolescentes e adultos em áreas de miséria no país. A premiada Beauty Hair explica de onde vem a necessidade de se exercer um projeto social.
“Acredito que o futuro está nas nossas mãos, todos temos responsabilidades sociais de mudança. Fazendo a minha parte, passando a minha sabedoria para frente e deixando meu legado, quem mais recebe sou eu. Essa troca é gratificante, todos crescemos em técnica, solidariedade e amor” disse.