A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Arlindo Ferreira Lopes, localizada na Serra, desenvolveu uma série de diálogos com os estudantes e familiares, a fim de identificar os desejos e as expectativas para um ambiente em que pudesse motivá-los para a vida escolar.
A ação foi uma iniciativa da diretora Andressa Paraiso, que buscou realizar ações que estreitasse os laços entre escola, aluno e família. Segundo ela, entre as expectativas dos estudantes, estava o visual da escola. “Eles queriam uma escola com mais brilho, cores e que se identificassem com isso. Foi aí que surgiu a ideia de chamar um artista para colocar, na prática, tudo o que estava no papel, após a escuta ativa”, disse.
Denominado #Encontros, o projeto contou com a parceria do artista plástico Vagno Aguiar, que retratou nos muros da escola o encontro do estudante com a família, a leitura, e com a escrita e a tecnologia.
“A escola acredita que a arte é um instrumento de comunicação importantíssimo para a juventude e, por essa razão, escolheu essa forma de expressão para representar a missão da unidade, revelando, dessa forma, uma postura acolhedora e atenta às potencialidades, talentos e diversidade dos estudantes para que esse novo olhar seja transmitido em forma de arte nos muros da escola”, destacou Andressa Paraiso.