Afonso Cláudio e Iúna são os campeões da Copa Sesport 2024, nas categorias feminina e masculina, respectivamente. As finais foram realizadas em jogos únicos, no Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, no sábado (12).
No primeiro jogo do dia, na disputa entre as mulheres, Afonso Cláudio e São Mateus ficaram no empate por 2 a 2 no tempo normal. A equipe da região serrana marcou os dois gols no primeiro tempo, mas o time mateense chegou ao empate na etapa complementar. Só que nos pênaltis, deu Afonso Cláudio: 5 a 4. Esta foi a segunda vez que a categoria feminina foi disputada na história da competição.
Já no masculino, Iúna venceu Fundão, de virada, por 4 a 2. A equipe da Região Metropolitana abriu o placar logo no início do jogo, mas o time do Caparaó conseguiu a virada na sequência. No segundo tempo, Fundão chegou ao empate, mas Iúna marcou mais dois gols, garantindo o título.
Além da conquista em campo, os campeões vão ganhar um carro utilitário e uma academia popular ou multiexercitador; os vices receberão um trator cortador de grama e uma academia popular ou multiexercitador; e os terceiros colocados serão premiados com um trator cortador de grama. Todos os três times mais bem colocados ganharam um troféu e 35 medalhas, de acordo com cada colocação final.
Também foram premiados os artilheiros e melhores goleiros das disputas feminina e masculina, além da craque e do craque das finais.
Neste ano, 66 municípios participaram da competição, sendo 65 times na disputa masculina, e 36 na feminina. Mais uma vez, o torneio foi realizado em formato de mata-mata, com partidas de ida e volta, até a definição dos finalistas.
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, José Carlos Nunes, parabenizou os campeões e os participantes da Copa Sesport. “Esta é a maior competição de futebol amador do nosso Estado. Neste ano, batemos o recorde de municípios participantes, isso mostra a força do torneio. O futebol amador é uma paixão em todo o País e, claro, aqui no Espírito Santo não é diferente, movimentando as comunidades e seus torcidas apaixonadas. Parabéns Afonso Cláudio e Iúna pelas conquistas e a todos que participaram da competição, promovendo essa grande festa do futebol amador”, destacou Nunes.
Histórico
Sempre com finais únicas no Kleber Andrade e com domínio total dos municípios do sul do Estado, esta foi a quarta decisão da Copa Sesport. Em 2018, na estreia da competição, quando ainda tinha a nomenclatura de Campeonato Rural, Anchieta conquistou o título diante de Jaguaré. Após a pandemia, o torneio retornou em 2022, já como Copa Sesport, tendo Alegre como campeão, diante de São Mateus. No ano passado, na estreia da disputa feminina, Ibatiba venceu o Linhares na final, e Muqui superou Barra de São Francisco, no masculino.
Copa Sesport 2024
Feminino
Campeão: Afonso Cláudio
Vice-campeão: São Mateus
3º lugar: Colatina
Artilheira feminino: Samyra Baptista (São Mateus) e Samira Rufino (Colatina) – 8 gols
Melhor goleira: Lorena Rocha (Afonso Cláudio)
Craque do jogo feminino: Ariane Falqueto (Afonso Cláudio)
Melhor torcida: São Mateus
Masculino
Campeão: Iúna
Vice-campeão: Fundão
3º lugar: Anchieta
Artilheiro masculino: Ruan Sant’Ana (Vila Valério) – 7 gols
Melhor goleiro: Tainan Ribeiro (Iúna)
Craque do jogo masculino: Lincolh Silvério (Iúna)
Melhor torcida: Iúna
A campanha dos campeões
AFONSO CLÁUDIO
Primeira fase
Conceição do Castelo 0 x 4 Afonso Cláudio
Afonso Cláudio 3 x 0 Conceição do Castelo
Segunda fase
Afonso Cláudio WO x Domingos Martins
Quartas de final
Guarapari 0 x 1 Afonso Cláudio
Afonso Cláudio 6 x 0 Guarapari
Semifinal
Afonso Cláudio 2 x 1 Cachoeiro de Itapemirim
Cachoeiro de Itapemirim x WO Afonso Cláudio
Final
Afonso Cláudio 2 x 2 São Mateus (pênaltis: 4 x 2)
AFONSO CLÁUDIO: 6J/ 5V/ 1E/ 0D/ 18GP/ 3GP/ 15SG
IÚNA
Primeira fase
Iúna 0 x 1 Ibatiba
Ibatiba 1 x 2 Iúna (pênaltis: 6 x 7)
Segunda fase
Guaçuí 0 x 1 Iúna
Iúna 0 x 1 Guaçuí (pênaltis: 4 x 3)
Oitavas de final
Iúna 1 x 0 Irupi
Irupi 1 x 1 Iúna
Quartas de final
São José do Calçado 1 x 2 Iúna
Iúna 2 x 1 São José do Calçado
Semifinal
Anchieta 2 × 1 Iúna
Iúna 1 x 0 Anchieta (pênaltis: 4 x 2)
Final
Iúna 4 x 2 Fundão
IÚNA: 11J/ 7V/ 1E/ 3D/ 15GP/ 10GC/ 5SG
© Sesport