Sexta-feira, 12 de Setembro de 2025
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Espírito Santo

Vitória é a terceira cidade mais inteligente do País, segundo o Ranking Connected Smart Cities 2018

Entre as cerca de 700 cidades participantes do Ranking Connected Smart Cities 2018, a capital capixaba está em 3° lugar. De acordo com o levantamento, divulgado hoje (04 de setembro), na abertura do Connected Smart Cities, em São Paulo, a cidade subiu duas posições em relação à edição anterior. Vitória conquistou ainda o 1° lugar em três categorias: por Faixa Populacional de 100 mil a 500 mil habitantes, em Saúde e Educação.

Redação I Via Ibatiba Online Por Redação I Via Ibatiba Online
Terça-feira, 4 de Setembro de 2018
Em Espírito Santo, Ibatiba
Reading Time: 6 mins read
488 5
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Durante a Cerimônia de Abertura do Connected Smart Cities, que ocorreu hoje (04/09), em São Paulo, foi divulgado o resultado do Ranking Connected Smart Cities 2018, principal estudo sobre cidades inteligentes do Brasil e realizado pela Urban Systems, em parceria com a Sator.

O Ranking, que conta com a participação de cerca de 700 cidades, que são analisadas a partir de 70 indicadores, classificou Vitória como a 3ª cidade mais inteligente e conectada do País. Com o resultado, a cidade subiu duas posições em relação à edição anterior, quando ficou em 5° lugar. Em 2016, o estudo apontou a capital em 6ª colocação e, em 2015, em 7ª posição.

Em sua 4ª Edição, o Ranking Connected Smart Cities tem como objetivo definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil, sendo dividido em quatro resultados: Geral, por Eixo Temático, Região e por Faixa Populacional. O Ranking é composto por indicadores de 11 principais setores: mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo e governança, mesmos eixos temáticos do evento Connected Smart Cities.

O 1° lugar no Ranking Connected Smart Cities 2018 ficou com Curitiba (PR), seguida por São Paulo (SP). O quarto lugar foi conquistado por Campinas (SP), seguida por Florianópolis (SC). Na sexta colocação está o Rio de Janeiro (RJ), seguida por Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Santos (SP) e Niterói (RJ), na 10ª colocação. Vitória conquistou o 1° lugar em três categorias: por Faixa Populacional de 100 mil a 500 mil habitantes, Saúde e Educação.

De acordo com o Prefeito de Vitória, Luciano Rezende, uma cidade inteligente é aquela na qual o gestor municipal usa a tecnologia para melhorar a vida das pessoas, utilizando a sua infraestrutura e análise de dados em tempo real para o cidadão, além de reduzir custos e aumentar a segurança, a viabilidade e a sustentabilidade, diminuindo a burocracia e atraindo mais investimentos.

“Uma cidade inteligente presta melhores serviços, gastando menos e beneficiando quem mais precisa. É por isso que as cidades inteligentes são mais humanas, mais justas e a população mais feliz. E o Ranking Connected Smart Cities é a mais importante ferramenta que temos para manter o ritmo da evolução, nos comparando com outras cidades. É um medidor real do cenário que orienta os gestores a manter o ritmo dessa evolução. Na nossa gestão, o que faz com que a cidade tenha essa conectividade de todos os segmentos em todas as áreas foi, principalmente, o investimento na nossa rede de dados, na nossa fibra óptica, que é uma rede própria e segura. A modernização dessa rede de tráfego de dados, usando equipamentos de grande porte, permitiu que todas as escolas e unidades de saúde, por exemplo, estivessem interligadas”, disse.

Rezende enfatiza a importância da participação da Prefeitura de Vitória nas edições anteriores do Connected Smart Cities, contribuindo de forma efetiva na conquista dos destaques no Ranking 2018. “Conhecer a experiência de outras cidades no Connected Smart Cities foi fundamental para nós. Se tivéssemos todos esses serviços disponíveis de forma digital e não oferecêssemos à população os acessos, de nada adiantaria. Então nós criamos o Vitória Online que é a conexão Wi-Fi gratuita em toda a cidade. Ao todo, já são 280 pontos em praias, praças, parques e prédios públicos do município, em locais, inclusive, onde não chegam operadoras de telefone. Nossa meta é chegar a 500 pontos até dezembro de 2020. A conexão gratuita foi determinante para que as pessoas pudessem consumir todos os serviços da Prefeitura de Vitória. O maior exemplo disso é o agendamento online”, conclui.

Segundo dia do evento
A 4ª Edição do Connected Smart Cities acontece até esta quarta (05/09), no Centro de Convenções Frei Caneca, na capital paulista e, no primeiro dia, reuniu os diversos agentes relacionados aos governos, empresas e entidades nacionais e internacionais, com destaque para a presença de cerca de 150 prefeituras. Com uma programação com foco em debater e apresentar soluções para o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil, o evento deve reunir mais de 2 mil pessoas.

“Essa edição é especial e conta com muitas novidades. São cerca de 300 palestrantes e 90 painéis, com apresentações simultâneas em 9 palcos, além da presença de cerca de 150 prefeituras e 60 entidades nacionais e internacionais. Hoje conhecemos as cidades mais inteligentes, conectadas e humanas do Brasil, por meio da divulgação do mais importante Ranking de cidades inteligentes e que contempla os eixos temáticos: Economia, Educação, Empreendedorismo, Energia, Governança, Meio Ambiente, Mobilidade, Saúde, Segurança, Tecnologia e Inovação e Urbanismo. Já no segundo dia do evento, teremos o anúncio dos vencedores do Prêmio Connected Smart Cities, com foco em reconhecer e premiar negócios inovadores que colaborem para o desenvolvimento de uma cidade inteligente”, comenta Paula Faria, idealizadora do Connected Smart Cities.

Ranking Connected Smart Cities 2018
Após a realização dos Encontros Regionais (2017-2018) em Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador e Brasília, foram realizadas adaptações e atualizações nos indicadores do Ranking Connected Smart Cities, resultando em algumas mudanças no resultado do estudo, principalmente nos eixos de Energia, Educação, Mobilidade, Tecnologia e Inovação e Meio Ambiente.

Destaques
A capital do Espirito Santo, que conquistou a 1ª colocação em Saúde e Educação, conta com 7,7 leitos/mil habitantes, 859 médicos/100 mil habitantes. Em Vitória, 81% da população tem cobertura do atendimento da saúde da família, sendo que as despesas pagas com Saúde é de R$ 644/habitante e, em relação à taxa de óbitos, é de 2,3 óbitos/mil nascidos vivo. Já em relação à Educação, Vitória apresenta destaques, tais como Média no Enem de 604, 98,3% dos professores do ensino médio da rede pública com ensino superior, nota 4,1 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), despesas pagas com Educação é de R$ 956/habitantes, taxa de abandono no ensino médio é de apenas 3,1%, além de as matrículas nas escolas da rede pública serem realizadas pela internet.

A região Sudeste concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, sendo sete municípios entre os 10 mais bem colocados. Três municípios são da região Sul, sendo que as regiões Norte, Nordeste e Região Centro-Oeste não têm representante entre os 10 melhores. Campo Grande (MS) está na 12ª colocação no Ranking Geral Recife (PE) na 13ª e Palmas (TO) em 18ª colocação. Com o 2º lugar no Ranking Geral, São Paulo conquistou o 1º lugar em três categorias: Ranking Região Sudeste, Mobilidade e Urbanismo.

Já Campinas (SP) se destaca com a 4ª posição no Ranking Geral. Na classificação por região, destacam-se, no Centro-Oeste, Campo Grande (MS) com a 1ª colocação no Ranking Connected Smart Cities; no Nordeste, Recife (PE); e, no Norte, Palmas (TO). Viçosa (MG) é a 1ª colocada no Ranking Connected Smart Cities: Cidades de 50 a 100 mil habitantes.

Para o Presidente da Urban Systems e sócio da Plataforma Connected Smart Cities, Thomaz Assumpção, o Ranking Connected Smart Cities novamente mostra a importância de um planejamento estratégico das cidades considerando a conexão entre os 11 eixos temáticos analisados e a sinergia existente entre o resultado de investimentos. “A educação, por exemplo, que muitas vezes é visto como um eixo básico, tem uma grande importância no desenvolvimento do empreendedorismo e na busca da sustentabilidade econômica das cidades, permitindo que mais atores sejam responsáveis pelo desenvolvimento da cidade”, comenta.

Os vencedores por Eixo Temático
O primeiro lugar para Urbanismo e Mobilidade e Acessibilidade foi para São Paulo; Meio Ambiente: Santos (SP); Energia: Pirassununga (SP); Empreendedorismo e Tecnologia e Inovação: Rio de Janeiro (RJ); Saúde e Educação: Vitória (ES); Segurança para Ipojuca (PE); Governança: Curitiba (PR); e Economia para Barueri.

Tags: 2018cidadecitiesconnectedespíritointeligentemaisPaisrankingsantosegundosmartterceiravitória
Advertisement Banner
Redação I Via Ibatiba Online

Redação I Via Ibatiba Online

"Ibatiba Online é o portal dedicado a celebrar a rica história e as tradições de Ibatiba, reconhecida como a Capital Capixaba dos Tropeiros. O site destaca o legado cultural da cidade, abordando temas como o tropeirismo, suas raízes históricas, o papel fundamental dos tropeiros no desenvolvimento da região e a importância de Ibatiba como ponto de passagem para os caminhos do Brasil colonial. Além disso, Ibatiba Online traz notícias atualizadas, cobertura de eventos locais, festas tradicionais e tudo o que torna essa cidade do interior do Espírito Santo um lugar único. Acompanhe as novidades, explore a história e descubra as belezas e o espírito acolhedor de Ibatiba."

Notícias Relacionadas!

ibatiba recebe mais de r$ 14 milhões em investimentos em educação e saúde © mateus fonseca i via governo es

Ibatiba recebe mais de R$ 14 milhões em investimentos em Educação e Saúde

cidade de ibatiba ganha novos equipamentos esportivos, praças e centros de lazer © mateus fonseca i via governo es

Cidade de Ibatiba ganha novos equipamentos esportivos, praças e centros de lazer

centro de eventos e praça de brejetuba ganham r$ 14 milhões em investimentos © mateus fonseca i via governo es

Centro de Eventos e Praça de Brejetuba ganham R$ 14 milhões em investimentos

brejetuba recebe investimentos de r$ 6,5 milhões em educação e saúde © mateus fonseca i via governo es

Brejetuba recebe investimentos de R$ 6,5 milhões em Educação e Saúde

senado oficializa afastamento de marcos do val por 115 dias © marcos oliveira i via agência senado

Senado Federal oficializa afastamento de Marcos do Val por 115 dias

plataforma de petroleo © arquivo agência brasil

Monitoramento das receitas garante recuperação de R$ 3,77 milhões em royalties para o ES

Próximo Artigo

Comitê executivo irá definir passos para recuperação do Museu Nacional

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

petrobras © divulgação i via petrobras

Petrobras produz pela primeira vez combustível de aviação com óleo vegetal

IBGE projeta safra recorde de 341,2 milhões de toneladas em 2025

vanderlei m barros, o presidente da (aila) josé ribeiro sobrinho e a presidente da (alaveni) ireni peterle

Caparaó presente nas comemorações dos 104 anos da Academia Espírito-santense de Letras

imagem do whatsapp de 2025 09 09 à(s) 13.14.13 cb460840

Airbnb em xeque: modelo de locação enfrenta questionamentos judiciais no NE

ibatiba recebe mais de r$ 14 milhões em investimentos em educação e saúde © mateus fonseca i via governo es

Ibatiba recebe mais de R$ 14 milhões em investimentos em Educação e Saúde

cidade de ibatiba ganha novos equipamentos esportivos, praças e centros de lazer © mateus fonseca i via governo es

Cidade de Ibatiba ganha novos equipamentos esportivos, praças e centros de lazer

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Caderno Tech!
  • Panorama Cultural
  • Arena Total!
  • Diário da Nação!
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News!
  • Mundo da Saúde 360!

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.