quinta-feira, 8 de outubro de 2026
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tecnologia
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Política
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tecnologia
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Caderno de Negócios Economia

Entenda nova tabela progressiva do Imposto de Renda

Governo ampliou isenção para quem ganha até dois salários mínimos

Redação I Via Agência Brasil Por Redação I Via Agência Brasil
sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024
Em Economia
Reading Time: 3 mins read
490 5
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

A elevação da isenção do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) para quem ganha até dois salários mínimos, editada na última terça-feira (6), desencadeou uma série de mudanças para quem declara e paga o tributo. A mudança provocou alterações na tabela progressiva mensal.

Assim como em 2023, apenas o limite de isenção, que corresponde ao piso da tabela progressiva, foi elevado. As demais faixas de tributação permanecem sem mudanças desde 2015.

Oficialmente, o limite máximo da alíquota zero está fixado em R$ 2.259,20. No entanto, para garantir a isenção para quem recebe até R$ 2.824, equivalente a dois salários mínimos, haverá um desconto simplificado de R$ 564,80 da renda sobre a qual deveria incidir o imposto. Esse desconto corresponde à diferença entre os dois valores: limite de isenção e dois salários mínimos.

A Receita Federal esclarece que esse desconto simplificado é opcional. Para quem tem direito a deduções maiores pela legislação atual, como dependentes, pensão alimentícia, gastos com educação e saúde, nada mudará.

Confira a tabela progressiva mensal do IRPF, já com o desconto aplicado ao salário:

Base de CálculoAlíquotaParcela a deduzir do IR
Até R$ 2.259,20ZeroZero
De R$ 2.259,21 até R$ 2.826,657,5%R$ 169,44
De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,0515%R$ 381,44
De R$ 3.751,06 até R$ 4.664,6822,5%R$ 662,77
Acima de R$ 4.664,6827,5%R$ 896

Fonte: Receita Federal

Assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de terça-feira, a medida provisória já está em vigor. No entanto, para que o novo limite de isenção se torne definitivo, o texto precisará ser aprovado pelo Congresso em até 120 dias.

Desde maio do ano passado, o teto para a isenção de IRPF estava em R$ 2.640, correspondente a dois salários mínimos pelos valores de 2023. Caso a faixa de isenção não fosse corrigida, quem recebesse entre R$ 2.640,01 e R$ 2.824 pagaria alíquota de 7,5% sobre essa diferença.

Benefícios para todos

Segundo o Ministério da Fazenda, a elevação beneficiará diretamente 15,8 milhões de brasileiros. No entanto, a medida beneficia, de forma indireta, todos os trabalhadores com carteira assinada. Mesmo quem recebe mais que dois salários mínimos será beneficiado. Isso porque o Imposto de Renda é progressivo.

O contribuinte não paga imposto sobre a parcela correspondente à faixa de isenção. Na tabela, isso pode ser verificado pelos valores maiores da parcela a deduzir. Antes da mudança, esses montantes eram R$ 158,40 para a alíquota de 7,5%, R$ 370,40 para a alíquota de 15%, R$ 651,73 para a alíquota de 22,5% e R$ 884,96 para a alíquota de 27,5%.

Declaração

A mudança não afetará quem declarará Imposto de Renda neste ano. Isso porque o documento se refere ao ano-base 2023, com a tabela em vigor no ano passado. Impostos a mais retidos na fonte entre janeiro e abril de 2023, quando ainda vigorava a faixa de isenção de 2015, serão devolvidos ao contribuinte na declaração de ajuste, seja por meio de restituição maior ou de menor imposto a pagar.

A medida não afeta os microempreendedores individuais (MEI). A legislação para a categoria não mudou, com a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 28.559,70 por ano. Esse valor está congelado desde 2015.

Esse foi o segundo aumento na faixa de isenção de cobrança do IRPF no atual governo. O primeiro ajuste ocorreu em maio de 2023. Na ocasião, o limite passou de R$ 1.903,98, em vigor desde 2015, para R$ 2.640.

Edição: Marcelo Brandão

Tags: dedoEconomiaentendaImpostonovaprogressivaRendaTabela
Artigo Anterior

Claudia Ohana exibe corpão sarado em pleno aos 41 anos: ‘Musa inspiradora’

Próximo Artigo

Fiocruz vai dobrar produção de testes de dengue em 2024

Redação I Via Agência Brasil

Redação I Via Agência Brasil

Agência pública de notícias, a Agência Brasil mantém, como todos os veículos da EBC, o foco no cidadão e prima pelo interesse público, honestidade, precisão e clareza das informações que transmite.

Notícias Relacionadas!

Bancos fecham atendimento presencial no feriado de 12 de outubro

Bancos fecham atendimento presencial no feriado de 12 de outubro

Receita Federal apreende 135 toneladas de mercadorias irregulares no Porto do Rio

Receita Federal apreende 135 toneladas de mercadorias irregulares no Porto do Rio

Leilão de petróleo e gás da ANP injeta três bilhões de reais no setor energético

Leilão de petróleo e gás da ANP injeta três bilhões de reais no setor energético

Tendas temporárias na Ceagesp abrigarão comerciantes após incêndio

Tendas temporárias na Ceagesp abrigarão comerciantes após incêndio

Dólar fecha em dois anos no menor valor, impulsionado por fluxo externo

Dólar volta a superar a barreira de R$ 5 em dia de ajuste pós-eleitoral e cautela externa

imagem do whatsapp de 2025 11 06 à(s) 18.10.08 87899b2d

Faturamento da indústria de transformação recua 3,5% em agosto e acende alerta

Próximo Artigo
fiocruz-vai-dobrar-producao-de-testes-de-dengue-em-2024

Fiocruz vai dobrar produção de testes de dengue em 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

Brasil se prepara para sediar a inédita Copa do Mundo Feminina com 32 seleções

Brasil atrai número recorde de 161 mil voluntários para a Copa do Mundo Feminina de 2027

TSE suspende campanha de Deltan Dallagnol ao Senado pelo Paraná em caráter liminar

TSE suspende julgamento sobre registro de candidatura de Deltan Dallagnol ao Senado

Justiça do Rio determina suspensão de direitos políticos de Anthony Garotinho por oito anos

Douglas Ruas é eleito governador do Rio de Janeiro no primeiro turno após decisão do TSE

Deputada federal mais jovem de Minas Gerais aos 21 anos

Ana Elisa, deputada federal eleita, denuncia ameaças de morte e violência sexual

Medo da recidiva permanece após fim do tratamento contra o câncer de mama

Medo da recidiva permanece após fim do tratamento contra o câncer de mama

Hugo Calderano conquista o título do WTT Star Contender após domingo de maratona

Hugo Calderano domina Patrick Franziska e avança às quartas de final do Smash China

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Panorama Cultural
  • Arena Total
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News
  • Mundo da Saúde 360

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.