Me encantei ao conhecer uma linda menina, cito a entrevistada da vez, Laura Goldner Barbosa, de minha amada Ibatiba. No meu ver uma aspirante e muito talentosa jovem autora…
Apenas com doze anos, mas uma adolescente com essência de uma poetisa. Me orgulhei em ler sua poesia, em saber que o gênero literário que escolhi, ainda move e motiva corações.
Obrigado ao incentivo das professoras e também alguns professores, que dão ênfase a este gênero nas escolas… Aos pais que são amor, e valorizam o coração de seus filhos entendendo que sonhar não é ter e sim o ser, acreditar e incentivar o realizar do benquerer…
Sou artista-escritor-autor de coração! O que me motiva a não parar na trajetória, são estes momentos de encontro com a arte e o amor, através de um lindo sorriso, como os que vejo nesta linda adolescente ao falar de poesia.
Ela tem uma educação ao falar, destreza com um toque de leveza ao passar para o papel as palavras, suavidade ao escolher as rimas, uma delicadeza ao formar o texto. Texto este, que impõe força e firmeza no foco, com a essência da alma — a inocência — mas com uma atitude imponente — a clareza…
Dons (virtudes) que encontro no Pai, e vejo em cada ser criado, alguns os coloca a serviço através de inspiração sendo inspiração… dons transformadores e multiplicadores. Laura consegue focar o conhecimento adquirido e aprofundar o entendimento sobre um determinado assunto a ser discursado de maneira totalmente independente, o que aconteceria através de um longo estudo. Para ela, vejo que basta apenas um pouco de estímulo. A isso chamo dons e vejo que ela põe em pratica…
Meus agradecimentos a você Laura, pelo carinho! Que Deus a continue abençoando com estes dons nesta sua trajetória…
Um pouquinho de LAURA: é uma adolescente de 12 anos, nascida aos 13 de julho de 2012, natural de Vitória-ES. Filha de Leonardo Barbosa e de Denilza Rosa Goldner Barbosa, tendo 2 irmãos mais novos. Com 2 anos de idade mudou-se para o município de Ibatiba-ES, onde atualmente reside. Desde os 7 meses frequenta o ambiente escolar em creche de tempo integral. Estudou na escola Ágape da rede particular, atualmente, cursa o 6º ano na Escola Adelaide Rodrigues Moreira em Tempo Integral, no patrimônio de Santa Clara em Ibatiba. Pertence a uma família cristã e participa ativamente das atividades de sua igreja.
ENTREVISTA:
VANDERLEI: Qual das suas “escritas” lhe define?
LAURA: Gosto muito da minha obra mais recente “Reconhecer o viver” porque tem muito a ver com a maneira que vejo a vida.
OBRA: a poesia “Reconhecer o viver”
Sou apenas uma flor a crescer,
Mas tenho maturidade para entender,
Que a vida não é como queremos,
Ela vai se formando com o que aprendemos.
Também temos que refletir,
Que a vida não é só sorrir,
Mas os altos e baixos que vivemos,
Não são motivo de choreiro, todos entendemos.
Quando falamos de viver o agora,
Significa que precisamos deixar inseguranças de fora,
Para que possamos fazer da nossa memória,
Uma história.
A vida é repleta de prazer,
Mas todos nós temos perguntas a fazer,
Mas decidi continuar a ler,
Para essa vida compreender.
VANDERLEI: Uma dica para quem queira começar a escrever!
LAURA: Uma dica que dou é a estratégia que uso: pense em alguém, alguma coisa, depois em um tema, agora crie uma música, depois transforme-a no que quiser.
VANDERLEI: Conte-me a respeito da sua inspiração para escrever!
LAURA: Eu uso as vivências do dia a dia e as expressões que ouço como: “que dia lindo!”, “queria ver o pôr do sol hoje”.
VANDERLEI: Quem é Laura por Laura?
LAURA: “Laura” é uma menina dedicada, guerreira e determinada a bater suas metas do dia a dia, para que possa crescer e formar sua própria história de vida.
VANDERLEI: Como definem Laura?
LAURA: Laura é uma pessoa de personalidade forte, companheira fiel, amiga, irmã bondosa, filha obediente.
VANDERLEI: Qual a parte mais fácil e a mais difícil da escrita para você?
LAURA: A parte mais fácil para mim é a parte da imaginação; a difícil, fazer encaixar as tantas ideias no contexto inicial.
VANDERLEI: Gênero favorito de escrever? E o para ler?
LAURA: Um gênero que gosto de escrever é o poema, e para ler, não tenho nada específico, mas tenho uma quedinha pelos romances.
VANDERLEI: Um livro marcante? Um de cabeceira?
LAURA: Um livro marcante é “O Pequeno Príncipe”; meu livro de cabeceira é a Bíblia (apesar de ser um livro religioso, é também um livro histórico, de poemas, e está recheado de emoções) que também é um livro marcante pra mim.
VANDERLEI: Entre tantas obras literárias, vejo que nos apegamos às mesmas. Meu livro marcante também é “O Pequeno Príncipe”; e o de cabeceira, que vai além, é de pesquisa e condutor para todos os meus projetos, a Bíblia.
VANDERLEI: Há quanto tempo você abraça a escrita? Quem lhe inspirou?
LAURA: Posso dizer que bem pouco tempo. Ano passado, minha professora Simone Alcure, num projeto com a turma, abriu essa porta. Esse ano, em outros projetos escolares, descobri que era mais que uma tarefa.
LAURA: Inspirações de autores para mim, são Cecília Meireles e Bráulio Bessa, autores extraordinários. E agora, uma nova inspiração foi conhecer você (Vanderlei M. Barros).
VANDERLEI: Meus agradecimentos a você Laura, fico muito honrado pela colocação e pelo carinho! Peço a Deus que continue me dando força e coragem para aprender cada vez mais, e estar cercado de pessoas maravilhosas que sabem multiplicar dons em forma de amor, como você…
VANDERLEI: Pretende continuar na literatura? Pensa em nova obra?
LAURA: Não sei dizer ainda se vou trilhar o caminho de escritora, mas, sim, continuo escrevendo e trabalhando em novas obras.
VANDERLEI: Qual livro você está lendo agora?
LAURA: Um livro de Morgan Rice, uma autora americana, “Em busca de heróis”.
VANDERLEI: Como se inspira?
LAURA: Me inspiro com a vida, as frases que ouço no dia a dia, na forma como me sinto.
VANDERLEI: Para terminar uma palavra que expressa:
VANDERLEI: O coração de Laura?
VANDERLEI: Ternura
VANDERLEI: A mente de Laura?
LAURA: Criativa
VANDERLEI: A vontade de Laura?
LAURA: Crescer
VANDERLEI: O futuro para Laura?
LAURA: Inovador
“Pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela. Eu, a sabedoria, moro com a prudência, e tenho o conhecimento que vem do bom senso.” (Provérbios 8:11-12)
Excelente meu nobre!