Há alguns anos, as emoções e as organizações e empresas eram tidas como água e óleo, um bom profissional precisava ser “isento” de emoções e ser estritamente racional, no entanto, com o tempo esse pensamento se tornou ultrapassado e cada vez mais as organizações vêm valorizando mais as habilidades comportamentais dos seus líderes e gestores.
A inteligência emocional é a capacidade de conhecer e gerenciar suas emoções e sentimentos de forma a impedi-los de influenciar a sua tomada de decisões, deixando-as mais racionais, além de evitar agir por impulso, o uso da inteligência emocional é um fator em comum nas empresas e organizações de sucesso.
Foi baseado nisso que escrevi o artigo “Inteligência emocional é crucial para otimizar e melhorar os negócios” publicado pela Revista Multidisciplinar de Ciência Latina, onde explico um pouco mais sobre o uso e os benefícios da inteligência emocional no mundo dos negócios.
Apesar de ser uma habilidade essencial a todas as profissões, ela tem maior destaque em posições de liderança e cargos de gestor pois suas decisões influenciam toda uma cadeia de colaboradores, além de ser necessário manter um equilíbrio nesses cargos para conseguir gerir equipes.
Dentre todas as ações que demandam controle das emoções a tomada de decisões é, sem dúvidas, a que mais usufrui dessa habilidade, por isso, darei uma maior atenção a ela.
Um processo decisório assertivo contempla diversas etapas importantes, como análise de variáveis, diagnóstico de um problema, observação de alternativas, consequências prováveis, enfim, todas dependem do controle emocional e do uso racional do cérebro por parte do gestor, para isso, é imprescindível não se basear em emoções que não permitem a análise correta de todas as variáveis.

A capacidade de controlar os sentimentos também é um fator importante para o desenvolvimento de laços de amizade e networking, saber lidar com emoções e ambientes de pressão conta pontos a seu favor ao interagir com investidores ou profissionais de altos cargos.
Por isso, invista mais no autoconhecimento e dedique um tempo a aprender a gerenciar suas emoções, essa é uma habilidade que demanda exercício para seu desenvolvimento, então, se empenhe em controlar seus impulsos e compreender seus sentimentos para se tornar um melhor profissional.
Sobre o Prof. Dr. Fabiano de Abreu
Sobre o Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela Dr. Fabiano de Abreu Agrela Rodrigues, é um Pós PhD em neurociências, mestre em psicologia, licenciado em biologia e história; também tecnólogo em antropologia com várias formações nacionais e internacionais em neurociências. É diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito (CPAH), Cientista no Hospital Universitário Martin Dockweiler, Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, Membro ativo da Redilat – La Red de Investigadores Latino-americanos, do comitê científico da Ciência Latina, da Society for Neuroscience, maior sociedade de neurociências do mundo nos Estados Unidos e professor nas universidades; de medicina da UDABOL na Bolívia, Escuela Europea de Negócios na Espanha, FABIC do Brasil, investigador cientista na Universidad Santander de México e membro-sócio da APBE – Associação Portuguesa de Biologia Evolutiva. Membro de 4 sociedades de alto QI, entre elas a Mensa International e a mais restrita do mundo Triple Nine Society.











