Vitória (ES) – O Espírito Santo registrou um crescimento de 68% no envio de pacotes no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. O estado ocupa agora o quarto lugar no ranking nacional de crescimento logístico, segundo dados da terceira edição do Mapa da Logística, levantamento realizado pela Loggi.
Além disso, o Espírito Santo aparece como o quarto estado com maior volume total de envios — desde pequenos empreendedores até grandes marcas — e o sexto com mais remessas feitas por pequenas e médias empresas (PMEs). No primeiro semestre do ano, o estado teve ainda o segundo maior crescimento nacional, com alta de 175%.

O levantamento mostra que o uso dos pontos de coleta e entrega (PUDOs) aumentou 22% em relação ao trimestre anterior, reforçando a busca por maior flexibilidade e praticidade nas entregas. Datas comemorativas como Dia dos Pais e Dia do Cliente também impulsionaram o desempenho das vendas, com crescimentos de 94% e 68%, respectivamente.
Entre os produtos mais vendidos na região Sudeste estão vestuário e moda, cosméticos e perfumaria, eletrônicos e informática, serviços financeiros e artigos esportivos.
O Mapa da Logística reúne dados de mais de 22 mil empresas em 5 mil municípios e analisou 16 milhões de pacotes enviados no país entre pequenos, médios e grandes negócios. O levantamento se tornou uma referência nacional para empreendedores que atuam no comércio online e buscam expandir suas vendas.