Domingo, 26 de Outubro de 2025
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Caderno Tech! Business

Delivery domina 78% dos restaurantes no Brasil; entenda!

Diante de um mercado competitivo, adotar métodos eficientes e inovadores é essencial para se manter relevante e atender às demandas do mercado.

Redação I Via Jornal O Econômico Por Redação I Via Jornal O Econômico
Segunda-feira, 24 de Junho de 2024
Em Business
Reading Time: 5 mins read
458 35
A A
0
Delivery domina 78% dos restaurantes no Brasil; entenda!
Share on FacebookShare on Twitter

78% dos restaurantes do Brasil atendem por delivery, seja através de apps de entrega ou usando plataformas próprias. É o que diz um estudo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que aponta que 39% dos estabelecimentos adotaram o modelo durante a pandemia.

Apesar das entregas a domicílio terem se difundido ainda mais durante a crise sanitária, elas se tornaram essenciais para negócios. O iFood, por exemplo, movimenta R$ 97 bilhões de maneira direta e indireta, com seu ecossistema gerando cerca de 873 mil empregos 一 é o que diz pesquisa da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). E este é apenas um dos principais players de um mercado em franca ascensão.

Com a competitividade alta, investir em uma boa experiência do cliente é central para a fidelização e, consequentemente, potencializar os lucros. Por isso, este artigo possui as principais estratégias para você usar o poder dela e maximizar os lucros no delivery:

1. Capacite os colaboradores

Independente de atender apenas às entregas ou ter um restaurante com salão, uma coisa é certa: treinar os profissionais é central para garantir uma experiência de alto nível à clientela.

Dentro da cozinha, é crucial ter uma equipe capacitada e bem gerida 一 boa em aplicar a ficha técnica de cada item, com o sabor diferenciado e apresentação bonita.

Já no atendimento é central contar com colaboradores que conheçam o cardápio e saibam lidar com demandas dos clientes. Atendentes com comentários grosseiros e até desequilibrados podem render memes engraçados na internet, mas uma coisa é certa: fazem você perder o cliente.

2. Permita o acompanhamento do pedido em tempo real

Se antigamente era necessário telefonar para o estabelecimento para saber o status do seu pedido, hoje isso não é mais necessário. Com o uso dos aplicativos de delivery é possível permitir que o cliente acompanhe em tempo real em que pé anda a entrega.

Seja usando um aplicativo de terceiros ou plataforma própria, a tecnologia permite que cada cliente saiba se a comida está em preparação, pronta ou se já saiu para entrega. Além disso, permitir o acompanhamento do trajeto do entregador traz maior comodidade e ajuda o consumidor a ter maior previsibilidade.

3. Use chatbots para facilitar o atendimento

Muito se fala sobre o uso de Inteligência Artificial (IA) hoje em dia e é claro que o segmento de delivery não ficaria de fora. Soluções como WhatsApp, redes sociais, sites e apps de entregas podem usar a tecnologia para simplificar o atendimento ao cliente 一 podendo otimizar os investimentos no negócio.

Com o uso de chatbots, o software vai interagir com o cliente e tirar dúvidas referentes a pedidos. Isso ajuda não só a tornar a operação mais barata, precisando de menos atendentes humanos, como também a direcionar o dinheiro a outros aspectos da experiência do cliente como um todo.

Vale ressaltar que os chatbots precisam de fluxos de automação bem desenhados, com soluções robustas e de qualidade. Caso contrário, o chatbot pode ser considerado um chatobot pelo cliente, que não aprovará a experiência.

4. Invista na apresentação do produto

Não basta apenas fazer uma comida saborosa e barata. Se a apresentação não for diferenciada, ela pode não chamar atenção do cliente como desejado. Por isso, se atentar à estética do produto é central para a fidelização de cada freguês.

E se você está imaginando que é fazer um prato bonito, existem outros pontos importantes a serem considerados: use embalagens de qualidade, priorizando opções que conservem a comida 一 tanto esteticamente quanto a temperatura.

Além disso, ela deve permitir que o manuseio do pacote não gere deformidades. Por exemplo, uma pizza onde o queijo desliza e se concentra mais em um lado porque o entregador virou a caixa.

5. Crie programas de fidelidade

Promoções podem ser uma maneira de atrair clientes que ainda não conhecem o seu estabelecimento, principalmente caso você o tenha nos aplicativos de delivery com o modelo de marketplace. No entanto, outra estratégia para retê-los é criar um programa de fidelidade.

Como funciona? Simples: cada compra acumula pontos e, ao atingir uma meta, o cliente ganha uma recompensa que pode ser itens grátis ou descontos.

Quem define as regras do programa de fidelidade é você. Estabeleça um valor de compra mínimo, número de pontos necessários para conseguir a recompensa e prazos para uso dos benefícios.

Isso faz com que o cliente priorize o seu estabelecimento, desde que o serviço seja de qualidade para que ele queira a recompensa.

6. Invista em marketing

Não esqueça da importância do marketing para fazer com que o seu estabelecimento atinja um número maior de clientes. Com a digitalização crescente do mundo, fazer anúncios nas plataformas de vídeos, redes sociais e sites é importante para a divulgação.

Além disso, ter perfis nas principais redes sociais e se relacionar com os clientes nas plataformas digitais estreita a relação 一 o que é central para fidelizar e lucrar. Quanto maior for a proximidade com a marca, melhor!

7. Use as Dark Kitchens

Se o objetivo é oferecer uma experiência atrativa, saborosa e boa, o uso das Dark Kitchens permite aumentar o alcance do estabelecimento. Este modelo de cozinhas para delivery focadas apenas nas entregas faz com que clientes de regiões mais distantes possam ter uma boa experiência sem precisar ir a estabelecimentos presencialmente.

Hoje em dia, apps de delivery com o formato de marketplaces permitem que usuários peçam de estabelecimentos distantes geograficamente 一 com taxa de entrega adaptada à distância. No entanto, em muitos casos o pedido não chegará com a qualidade e temperatura esperada, o que tornará mais difícil reter o consumidor.

O ideal é que o raio de entregas seja de no máximo três quilômetros do estabelecimento, caso contrário se tornará ainda mais difícil de fazer a entrega com qualidade e segurança.

Para contornar este desafio, as Dark Kitchens podem ser usadas para atender regiões com potencial de potencializar os ganhos do negócio.

Qual dessas sete dicas você achou mais importante? Lembre-se de sempre se adaptar ao perfil do seu público, já que cada nicho possui suas particularidades. Conhecer as necessidades do cliente é central para uma experiência diferenciada 一 e, consequentemente, que ajudará os lucros a crescerem.

Tags: cadacentralclienteClientescomocorreio espírito santoDeliveryentregaentregasestabelecimentoexperiênciafazermaisQualidadesejavocê
Advertisement Banner
Redação I Via Jornal O Econômico

Redação I Via Jornal O Econômico

O Jornal O Econômico é um portal de notícias dedicado a trazer informações atualizadas e relevantes sobre economia, finanças, negócios e mercado. Nosso compromisso é oferecer análises aprofundadas, cobertura jornalística precisa e conteúdos acessíveis tanto para especialistas quanto para o público em geral. Com uma equipe de jornalistas experientes e especialistas em economia, buscamos traduzir os acontecimentos do mundo financeiro de forma clara e objetiva, ajudando nossos leitores a tomar decisões mais informadas no dia a dia. Além de notícias e análises, o Jornal O Econômico também traz entrevistas exclusivas com economistas, empresários e investidores, além de conteúdos sobre inovação, tecnologia, empreendedorismo e tendências do mercado. Nosso objetivo é ser uma referência no jornalismo econômico, proporcionando informação de qualidade com responsabilidade e credibilidade.

Notícias Relacionadas!

2669465

Espírito Santo registra alta de 68% no envio de pacotes e se destaca entre os líderes logísticos do país

image (10)

Casacor Rio 2025 – O novo jeito de viver nas cidades em espaços mais compactados

whatsapp image 2025 10 09 at 14.37.19

Maria Express expande presença no Espírito Santo e impulsiona crescimento de autoatendimento no Sul do Brasil

fachada sicoob

Sicoob está entre as 35 maiores empresas do Brasil no ranking da Exame

Superintendente de Operações da Viação Águia Branca, Roner Chieppe © D

Viação Águia Branca leva experiência em segurança rodoviária ao 32º Congresso SAE BRASIL

2149762513 (1)

39% das habilidades atuais devem desaparecer ou mudar até 2030

Próximo Artigo

Preços da soja e do trigo caíram no último fechamento

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

homem suspeito de causar incêndios de r$ 40 milhões é preso no espírito santo © divulgação i via pces

Homem suspeito de causar incêndios de R$ 40 milhões é preso no Espírito Santo

20230622 183531

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 85 milhões

Ricardo Lewandowski - Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

visao apicultor coletando mel e cera de abelha

Produção de mel cresce 55% no Espírito Santo e meta é atingir mil toneladas até 2032

Condenado por homicídio é preso com auxílio do Cerco Inteligente do Estado

Condenado por homicídio é preso com auxílio do Cerco Inteligente do Estado

Operação Estado Presente: ação conjunta recupera 12 celulares furtados em comércio de Ibiraçu

Operação Estado Presente: PC recupera 12 celulares furtados em comércio de Ibiraçu

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Caderno Tech!
  • Panorama Cultural
  • Arena Total!
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News!
  • Mundo da Saúde 360!

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.