Segunda-feira, 27 de Outubro de 2025
PORTAL IBATIBA ONLINE!
MUNDO DA SAÚDE 360!
DIÁRIO DA NAÇÃO!
CADERNO TECH!
PORTAL IGOSSIP NEWS!
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
  • Home
  • Agro
  • Cultura
  • Economia
  • Esportes
  • Justiça
  • Mundo
  • Politica
  • Saúde
  • Segurança
  • Sociedade
  • Tech
No Result
View All Result
Correio Espírito Santo
No Result
View All Result
Home Caderno Tech! Business

Branding x performance: o que é mais importante para o crescimento da empresa?

Redação I Via Jornal O Econômico Por Redação I Via Jornal O Econômico
Segunda-feira, 2 de Outubro de 2023
Em Business
Reading Time: 3 mins read
473 20
A A
0
Share on FacebookShare on Twitter

Por Renan Cardarello

Qual a melhor estratégia para alavancar sua empresa frente aos concorrentes? Muitos defendem, fielmente, as ações de branding, para alinhar os valores da marca e fortalecer a relação com os clientes. Outros, não renunciam as campanhas de performance, uma vez que costumam trazer um retorno mais rápido e impulsionar voos altíssimos do negócio. Ambas são, de fato, bastante positivas para o marketing de toda empresa – mas, é preciso analisar alguns pontos importantes para identificar qual o melhor momento de investir em cada delas.

Em uma definição mais objetiva, as campanhas de branding são intangíveis e ajudam a fortalecer a marca com o tempo. São processos contínuos que não podem ser pausados, capazes de fortalecer o posicionamento da empresa frente a seus consumidores. Quando bem implementado, cria conexões profundas com o público-alvo e desperta sensações conscientes e inconscientes nele, de forma que busque sempre sua marca ao desejar comprar o produto ou serviço ofertado.

Segundo pesquisa realizada pela Ana Couto Branding, 67% dos consumidores estão dispostos a comprar um produto de uma marca que se conecte com eles a partir de um propósito comum, o que torna o branding uma ação extremamente valiosa, mas, ao mesmo tempo, mais demorada para ser construída e permeada no mercado.

Enquanto isso, aquelas que buscam resultados mais rápidos, direcionam seus investimentos às campanhas de performance. O termo, que ganhou destaque com o avanço da globalização, abrange ações de marketing digital como Meta Ads e Google Ads, e está diretamente ligado à conquista de resultados em um curto espaço de tempo.

Muitas empresas novas que estão iniciando sua jornada de crescimento costumam priorizar esta segunda opção, como forma de obterem um crescimento mais rápido e necessário para construir sua presença no segmento. Por mais que seja realmente uma estratégia válida e importante perante este objetivo, chegará um momento em que a campanha de performance atingirá seu status quo, e demandará dos investimentos conjuntos em branding para que a empresa mantenha este patamar de destaque.

Identificar este timing é completamente subjetivo, e será diferente conforme cada negócio. Não há como estabelecer uma única regra ou momento ideal, mas, em algum momento, todo negócio precisará encontrar um ponto de equilíbrio entre essas estratégias – uma vez que ambos os conceitos estão interligados como yin e yang, podendo contribuir significativamente para um aumento de vendas do empreendimento.

 Uma empresa que entende o panorama geral de seu segmento e sabe a hora certa de apostar no branding e na performance terá grandes retornos nesses investimentos. Porém, aquelas que não compreenderem a importância destes conceitos, não priorizarem verbas adequadas para ambas, não disporem de um departamento de marketing dedicado a essa tarefa e, principalmente, falharem em disseminar essa essencialidade em sua cultura, dificilmente conseguirão consagrar o nome da marca no mercado.

Obter sucesso na união dessas campanhas envolve muita pesquisa de mercado e imersão para entendimento da marca e de seus valores. E, em se tratando do branding, cada empresa terá seu próprio modelo e custos variáveis a partir disso. Já o trabalho de performance, por sua vez, pode ser mais difícil de ser implementado, principalmente pelas informações em massa que muitos “especialistas” compartilham nas redes sociais. Muitos deles ensinam que ganhar dinheiro aprendendo Meta Ads ou Google Ads é fácil – o que não é o caso – e, consequentemente, saturaram o mercado com profissionais ruins.

Pode parecer um cenário desestimulante, mas a verdade é que é possível conquistar excelentes resultados com estas campanhas se, acima de tudo, as empresas tiverem um entendimento claro do que cada uma faz e como funcionam. Com isso, estes termos devem ser permeados na cultura da empresa, para que as pessoas que trabalham nela estejam alinhados com o marketing e os motivos pelos quais essas estratégias serão seguidas.

Tanto o branding quanto a performance são fundamentais para alavancar os negócios em seus segmentos, e devem caminhar juntos nessa trajetória de destaque. O momento certo de investir nelas irá variar conforme cada objetivo e empresa, o que exigirá muito planejamento e organização para que estas campanhas consigam complementar uma a outra e, dessa forma, destravar o diferencial competitivo da empresa.

Renan Cardarello é CEO da iOBEE, ecossistema de soluções em marketing digital.

Tags: brandingcadaCampanhascomocorreio espírito santoCrescimentoEmpresafortalecermaismarcaMarketingmercadomomentomuitosperformanceseus
Advertisement Banner
Redação I Via Jornal O Econômico

Redação I Via Jornal O Econômico

O Jornal O Econômico é um portal de notícias dedicado a trazer informações atualizadas e relevantes sobre economia, finanças, negócios e mercado. Nosso compromisso é oferecer análises aprofundadas, cobertura jornalística precisa e conteúdos acessíveis tanto para especialistas quanto para o público em geral. Com uma equipe de jornalistas experientes e especialistas em economia, buscamos traduzir os acontecimentos do mundo financeiro de forma clara e objetiva, ajudando nossos leitores a tomar decisões mais informadas no dia a dia. Além de notícias e análises, o Jornal O Econômico também traz entrevistas exclusivas com economistas, empresários e investidores, além de conteúdos sobre inovação, tecnologia, empreendedorismo e tendências do mercado. Nosso objetivo é ser uma referência no jornalismo econômico, proporcionando informação de qualidade com responsabilidade e credibilidade.

Notícias Relacionadas!

2669465

Espírito Santo registra alta de 68% no envio de pacotes e se destaca entre os líderes logísticos do país

image (10)

Casacor Rio 2025 – O novo jeito de viver nas cidades em espaços mais compactados

whatsapp image 2025 10 09 at 14.37.19

Maria Express expande presença no Espírito Santo e impulsiona crescimento de autoatendimento no Sul do Brasil

fachada sicoob

Sicoob está entre as 35 maiores empresas do Brasil no ranking da Exame

Superintendente de Operações da Viação Águia Branca, Roner Chieppe © D

Viação Águia Branca leva experiência em segurança rodoviária ao 32º Congresso SAE BRASIL

2149762513 (1)

39% das habilidades atuais devem desaparecer ou mudar até 2030

Próximo Artigo

Conheça os novos Conselheiros Tutelares eleitos em Ibatiba

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Concordo com os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

Recomendado!

homem suspeito de causar incêndios de r$ 40 milhões é preso no espírito santo © divulgação i via pces

Homem suspeito de causar incêndios de R$ 40 milhões é preso no Espírito Santo

20230622 183531

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 85 milhões

Ricardo Lewandowski - Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil

Governo apresenta projeto que agrava pena para organizações criminosas

visao apicultor coletando mel e cera de abelha

Produção de mel cresce 55% no Espírito Santo e meta é atingir mil toneladas até 2032

Condenado por homicídio é preso com auxílio do Cerco Inteligente do Estado

Condenado por homicídio é preso com auxílio do Cerco Inteligente do Estado

Operação Estado Presente: ação conjunta recupera 12 celulares furtados em comércio de Ibiraçu

Operação Estado Presente: PC recupera 12 celulares furtados em comércio de Ibiraçu

Nossa Página no Facebook!

Correio Espírito Santo

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Sobre O Correio!

  • Termos de Uso
  • Política Privacidade
  • Contato!

Siga Nossas Redes!

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Caderno Tech!
  • Panorama Cultural
  • Arena Total!
  • Entre Linhas
  • Espírito Santo
  • iGossip News!
  • Mundo da Saúde 360!

© 2018 - 2025. Todos os diretos reservados. Proibida a reprodução. Desenvolvido por Agência Caparaó.

Este site utiliza cookies. Ao continuar a utilizar este site, você concorda com o uso de cookies. Consulte nossa Política de Privacidade e Cookies.