Vitória (ES) – A Estratégia Nacional de Vacinação nas Escolas, promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios, imunizou 30.201 crianças e adolescentes no Espírito Santo entre abril e maio de 2025. A iniciativa teve como foco a atualização do esquema vacinal de estudantes da Educação Infantil e dos ensinos Fundamental e Médio, com idade inferior a 15 anos.
Segundo Danielle Grillo, referência técnica do Programa Estadual de Imunizações (PEI) da Secretaria da Saúde (Sesa), mesmo sem atingir a meta inicial de 94 mil vacinados, a ação foi positiva. “Mais de 30 mil crianças e adolescentes foram resgatados em situação de esquema vacinal incompleto. A presença da vacinação nas escolas facilitou o acesso e gerou conscientização sobre a importância da imunização”, afirmou.
A maior adesão foi registrada entre os adolescentes, público historicamente menos engajado nas campanhas. Entre os imunizantes mais aplicados estão a vacina contra a Influenza e as vacinas voltadas a adolescentes, como HPV (1.967 doses), dengue (1.825) e Meningo ACWY (1.745).
Mesmo após o encerramento da estratégia nacional, o Espírito Santo seguirá com ações contínuas de vacinação nas escolas por meio do Programa Estadual de Vacinação nas Escolas. A iniciativa é uma parceria entre a Sesa, a Secretaria da Educação (Sedu), o PEI, o Programa Saúde na Escola e os 78 municípios capixabas.
Com o novo reconhecimento do Ministério da Saúde, a vacinação nas escolas agora é considerada uma estratégia oficial, com registros padronizados no sistema nacional. No Espírito Santo, os dados são inseridos no sistema “Vacina e Confia” sob a identificação “Estratégia Vacinação Escolar”, o que permite melhor monitoramento das ações e contribui diretamente para as metas de cobertura vacinal.