O Governo do Espírito Santo deu mais um passo importante para modernizar os serviços de saúde e melhorar o atendimento ao cidadão. A partir de agora, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado podem atualizar seus dados de contato de forma digital, por meio da plataforma Integra Saúde Capixaba.
O novo serviço, que já está disponível para toda a população, é fruto da integração da Rede Estadual de Dados em Saúde (REDS) com a Plataforma Estadual de Regulação, que gerencia consultas, exames especializados, cirurgias eletivas e leitos hospitalares.
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, essa medida simples pode gerar um grande impacto na organização e agilidade do atendimento no SUS. “Antes, a atualização só podia ser feita presencialmente. Agora, o cidadão pode fazer isso de casa, pelo celular ou computador, o que fortalece a comunicação, reduz o absenteísmo e melhora a gestão das cirurgias”, afirmou.
Para atualizar os dados, é necessário ter cadastro no Acesso Cidadão, do Governo do Estado, e acessar o site integra.saude.es.gov.br. No portal, o usuário deve clicar em “Meu Perfil” e preencher as informações atualizadas de telefone e endereço.
Além de facilitar o agendamento e confirmação de procedimentos, a medida também pretende reduzir as faltas em consultas e garantir maior efetividade na alocação de cirurgias eletivas. Muitos pacientes perdem a chance de atendimento por estarem com os contatos desatualizados.
Plataforma Integra Saúde Capixaba
Lançada em novembro de 2024, a Integra Saúde Capixaba é uma plataforma pioneira que permite ao cidadão acompanhar seu histórico de saúde e centralizar dados do SUS em um só lugar. Por meio da REDS, ela promove a troca segura de informações entre diferentes sistemas e serviços de saúde em todo o Espírito Santo.