Rio de Janeiro (RJ) – O Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, foi palco de uma batalha intensa na noite desta quinta-feira (10). A seleção brasileira feminina de vôlei conquistou sua terceira vitória consecutiva no Campeonato Sul-Americano ao superar a Colômbia por 3 sets a 0. As parciais de 25/19, 25/18 e 36/34 refletem o desafio imposto pelas adversárias, especialmente no último set, que sozinho consumiu 41 minutos de jogo.
Ana Cristina comandou a pontuação brasileira ao registrar 28 pontos, sendo 16 deles apenas na etapa final da partida. Pelo lado colombiano, Laura Pascua e Ana Olaya se destacaram com 15 e 14 pontos, respectivamente. Apesar do resultado positivo, o desempenho coletivo brasileiro chamou a atenção por um volume elevado de erros: foram 86 falhas cometidas, superando as 75 registradas tanto na estreia contra a Venezuela, na terça-feira (8), quanto no confronto contra o Peru, na quarta-feira (9).
Uma preocupação surgiu logo no início do segundo set com a oposta Rosamaria. Após um choque acidental com a líbero Nyeme durante uma tentativa de defesa, a jogadora sentiu o joelho direito e precisou deixar a quadra. Substituída por Sabrina, que contribuiu com nove pontos na partida, Rosamaria seguiu para o vestiário para atendimento médico e passará por exames detalhados para avaliar a gravidade da lesão.
O torneio, que reúne seis seleções em fase única, garante ao campeão uma vaga para a Olimpíada de Los Angeles, em 2028. O Brasil segue na ponta da tabela com nove pontos e nenhum set perdido, mantendo uma vantagem sobre a Argentina, que também venceu seus três compromissos, mas soma oito pontos por ter vencido uma de suas partidas no tie-break.
Sob o comando técnico de José Roberto Guimarães, a seleção brasileira busca seu 24º título na história da competição, mantendo uma sequência vitoriosa que já dura 15 edições. O próximo compromisso nacional está marcado para este sábado (12), às 13h30, diante do Chile. O encerramento da participação brasileira ocorre no domingo (13), às 12h, em um confronto decisivo contra as argentinas.










